/

Cientistas revelam que os corvos são capazes de fazer planos para o futuro

Um grupo de cientistas revelou que, tal como os humanos e os grandes primatas, os corvos têm a capacidade de resolver problemas de lógica para obter prémios. Aliás, estas aves também são capazes de renunciar a uma recompensa imediata para conseguir outra melhor no futuro.

Para testar essas capacidades, os cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, submeteram cinco corvos – dois machos e três fêmeas – a uma série de testes. No primeiro, as aves foram treinadas para usar uma ferramenta para abrir uma caixa, de modo a receberem uma recompensa.

Depois, os corvos receberam a ferramenta para abrir a caixa, tal como outros itens que tinham o objetivo de distrair os animais.

Segundo o estudo publicado na Science, quase todos os corvos escolheram a ferramenta correta e, ao receberem a caixa 15 minutos depois, usaram a ferramenta para a abrir, “com uma taxa de sucesso de 86%”.

Aliás, os corvos conseguiram ainda manter essa capacidade de previsão até ao dia seguinte para abrir a caixa com a ferramenta adequada.

Mas o mais interessante aconteceu quando os cientistas ofereceram diferentes objetos aos animais, entre eles uma ficha que as aves aprenderam que podiam trocar por um pequeno prémio. Sempre que os especialistas mostravam a ficha, os corvos escolhiam-na para obter um pequeno prémio de imediato.

No entanto, quando ofereceram aos corvos uma caixa junto com a ferramenta para a abrir, e uma recompensa imediata, os animais escolheram a primeira opção porque sabiam que poderiam abrir a caixa mais tarde e obter um prémio melhor.

Segundo os especialistas, os corvos escolheram a ficha que poderia ser usada mais tarde para troca com um sucesso de 78%, demonstrando também uma boa capacidade de reflexão quando tinham de escolher entre uma recompensa imediata ou uma recompensa maior quando conseguissem abrir a caixa.

“Este estudo prova que os corvos tomam decisões para o futuro sem terem em conta o que estão a sentir no momento”, destacam os cientistas, sublinhando que os animais mostraram capacidades semelhantes ou superiores às de crianças de quatro anos.

Mas esta não é a primeira vez que os corvos surpreendem os humanos com a sua inteligência. Um estudo publicado no mês passado concluiu que estas aves são capazes de se lembrar durante um mês do rosto de uma pessoa que os tenha enganado numa situação.

Deste modo, os cientistas colocam a necessidade de se continuar a estudar o cérebro destes animais. “Os corvos são tão inteligentes, provavelmente devido a uma combinação de muitos fatores, como o seu grande cérebro com muitos neurónios e condições ambientais que podem ter requerido habilidades cognitivas complexas, ou seja, a necessidade de se resolver problemas como encontrar fontes de alimento separadas”, explica Can Kabadayi, da Universidade de Lund.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.