Cientistas revelam que os corvos são capazes de fazer planos para o futuro

Um grupo de cientistas revelou que, tal como os humanos e os grandes primatas, os corvos têm a capacidade de resolver problemas de lógica para obter prémios. Aliás, estas aves também são capazes de renunciar a uma recompensa imediata para conseguir outra melhor no futuro.

Para testar essas capacidades, os cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, submeteram cinco corvos – dois machos e três fêmeas – a uma série de testes. No primeiro, as aves foram treinadas para usar uma ferramenta para abrir uma caixa, de modo a receberem uma recompensa.

Depois, os corvos receberam a ferramenta para abrir a caixa, tal como outros itens que tinham o objetivo de distrair os animais.

Segundo o estudo publicado na Science, quase todos os corvos escolheram a ferramenta correta e, ao receberem a caixa 15 minutos depois, usaram a ferramenta para a abrir, “com uma taxa de sucesso de 86%”.

Aliás, os corvos conseguiram ainda manter essa capacidade de previsão até ao dia seguinte para abrir a caixa com a ferramenta adequada.

Mas o mais interessante aconteceu quando os cientistas ofereceram diferentes objetos aos animais, entre eles uma ficha que as aves aprenderam que podiam trocar por um pequeno prémio. Sempre que os especialistas mostravam a ficha, os corvos escolhiam-na para obter um pequeno prémio de imediato.

No entanto, quando ofereceram aos corvos uma caixa junto com a ferramenta para a abrir, e uma recompensa imediata, os animais escolheram a primeira opção porque sabiam que poderiam abrir a caixa mais tarde e obter um prémio melhor.

Segundo os especialistas, os corvos escolheram a ficha que poderia ser usada mais tarde para troca com um sucesso de 78%, demonstrando também uma boa capacidade de reflexão quando tinham de escolher entre uma recompensa imediata ou uma recompensa maior quando conseguissem abrir a caixa.

“Este estudo prova que os corvos tomam decisões para o futuro sem terem em conta o que estão a sentir no momento”, destacam os cientistas, sublinhando que os animais mostraram capacidades semelhantes ou superiores às de crianças de quatro anos.

Mas esta não é a primeira vez que os corvos surpreendem os humanos com a sua inteligência. Um estudo publicado no mês passado concluiu que estas aves são capazes de se lembrar durante um mês do rosto de uma pessoa que os tenha enganado numa situação.

Deste modo, os cientistas colocam a necessidade de se continuar a estudar o cérebro destes animais. “Os corvos são tão inteligentes, provavelmente devido a uma combinação de muitos fatores, como o seu grande cérebro com muitos neurónios e condições ambientais que podem ter requerido habilidades cognitivas complexas, ou seja, a necessidade de se resolver problemas como encontrar fontes de alimento separadas”, explica Can Kabadayi, da Universidade de Lund.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …