Cientistas querem banir microesferas de plástico para proteger os oceanos

À primeira vista, “microesfera” pode ser uma palavra que não lhe diz nada mas é bem provável que até seja uma coisa bastante familiar.

Conhece aquelas bolinhas de plástico que se encontram em algumas pastas de dentes, sabonetes e cremes esfoliantes? Sim, essas mesmo.

Um novo estudo revela que a melhor forma de proteger a qualidade da água e a vida dos oceanos é banir essa substância dos produtos de higiene.

Feitas em polietileno, essas microesferas de plástico estão a entupir lagos, rios e oceanos por todo o mundo.

Prova disso é, por exemplo, uma análise feita nos Grandes Lagos da América do Norte, situados entre o Canadá e os EUA, nos quais foram encontrados cerca de 1,1 milhões de esferas por quilómetro quadrado na água.

O novo estudo, publicado na Environmental Science and Technology, afirma que todos os plásticos são uma ameaça para os oceanos mas que esta substância, em particular, é ainda pior, uma vez que passa de uma forma muito mais fácil nos ralos das nossas casas e acaba por ser ingerida por várias espécies marinhas.

“Estamos a enfrentar uma crise do plástico e nem sabemos disso”, diz Stephanie Green da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

“As nossas estações de tratamento de águas residuais não são capazes de travar estas microesferas e o risco de contaminação é enorme. São muito duradouras”, acrescenta a investigadora.

Os investigadores estimam que cerca de 8 triliões de microesferas estão a ser libertadas, por dia, em cursos de água só nos EUA – quantidade que dava para encher mais de 300 campos de ténis e que representa apenas 1% do total.

Os restantes 99% – cerca de 800 triliões de microesferas por dia – acabam no esgoto, sendo depois lançadas para os oceanos.

Solução Simples

A boa notícia é que já existe um sem número de alternativas que, para além de não serem tóxicas, são biodegradáveis.

Esta substância já é proibida em alguns estados americanos, como é o caso do Illinois e da Califórnia, e já há mesmo algumas empresas que estão a prometer eliminá-la dos seus produtos.

No entanto, o estudo alerta para uma proibição total como medida eficaz para a proteção dos oceanos.

“Enquanto que a probabilidade de poluição é alta, a solução para este problema é simples”, concluem os investigadores no estudo.

HypeSience

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …