Cientistas querem banir microesferas de plástico para proteger os oceanos

À primeira vista, “microesfera” pode ser uma palavra que não lhe diz nada mas é bem provável que até seja uma coisa bastante familiar.

Conhece aquelas bolinhas de plástico que se encontram em algumas pastas de dentes, sabonetes e cremes esfoliantes? Sim, essas mesmo.

Um novo estudo revela que a melhor forma de proteger a qualidade da água e a vida dos oceanos é banir essa substância dos produtos de higiene.

Feitas em polietileno, essas microesferas de plástico estão a entupir lagos, rios e oceanos por todo o mundo.

Prova disso é, por exemplo, uma análise feita nos Grandes Lagos da América do Norte, situados entre o Canadá e os EUA, nos quais foram encontrados cerca de 1,1 milhões de esferas por quilómetro quadrado na água.

O novo estudo, publicado na Environmental Science and Technology, afirma que todos os plásticos são uma ameaça para os oceanos mas que esta substância, em particular, é ainda pior, uma vez que passa de uma forma muito mais fácil nos ralos das nossas casas e acaba por ser ingerida por várias espécies marinhas.

“Estamos a enfrentar uma crise do plástico e nem sabemos disso”, diz Stephanie Green da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

“As nossas estações de tratamento de águas residuais não são capazes de travar estas microesferas e o risco de contaminação é enorme. São muito duradouras”, acrescenta a investigadora.

Os investigadores estimam que cerca de 8 triliões de microesferas estão a ser libertadas, por dia, em cursos de água só nos EUA – quantidade que dava para encher mais de 300 campos de ténis e que representa apenas 1% do total.

Os restantes 99% – cerca de 800 triliões de microesferas por dia – acabam no esgoto, sendo depois lançadas para os oceanos.

Solução Simples

A boa notícia é que já existe um sem número de alternativas que, para além de não serem tóxicas, são biodegradáveis.

Esta substância já é proibida em alguns estados americanos, como é o caso do Illinois e da Califórnia, e já há mesmo algumas empresas que estão a prometer eliminá-la dos seus produtos.

No entanto, o estudo alerta para uma proibição total como medida eficaz para a proteção dos oceanos.

“Enquanto que a probabilidade de poluição é alta, a solução para este problema é simples”, concluem os investigadores no estudo.

HypeSience

PARTILHAR

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …