Cientistas podem ter descoberto possível sinal de onda gravitacional

Maxwell Hamilton / Flickr

Buracos negros em colisão e as ondas gravitacionais que se formam

Os cientistas da equipa da experiência de longa data chamada Advanced Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), que utiliza detetores para procurar ondulações no tecido do espaço-tempo, estarão no processo de redigir um documento que descreve um sinal de onda gravitacional.

O rumor foi lançado por Lawrence Krauss, um cosmólogo da Universidade do Estado do Arizona que publicou no Twitter que tinha recebido informações sobre a descoberta de ondas gravitacionais.

Não se trata da primeira vez – o mundo da Física está cheio de rumores envolvendo sinais de ondas gravitacionais detetados por cientistas nos Estados Unidos.

Se o sinal realmente existe e for verificado, confirmaria uma das previsões mais dramáticas da teoria centenária de Albert Einstein.

Krauss disse que estava 60% certo de que o rumor era verdadeiro, mas afirmou que teria de ver os dados dos cientistas antes de tirar qualquer conclusão sobre se o sinal é genuíno ou não.

Os investigadores que colaboram com o projeto LIGO estão a reunir informação antes de publicar qualquer coisa relacionada com a descoberta de ondas gravitacionais. “Eles estão extremamente cautelosos. Não há nenhuma razão para reivindicarem a descoberta se não tiverem certeza”, disse Krauss.

Em 2014, investigadores de outra experiência norte-americana, chamada de BICEP2, convocaram uma conferência de imprensa para anunciar a descoberta das ondas gravitacionais, mas desde então outros cientistas apontaram que o sinal foi confundido com poeira espacial.

Se as ondas gravitacionais forem descobertas, os astrónomos poderiam usá-las para observar o Cosmos de uma forma que tem sido impossível até agora.

“Gostaríamos de ter uma nova visão sobre o universo”, disse Krauss. “As ondas gravitacionais são geradas nos mais exóticos lugares na natureza, como na borda de buracos negros. Estamos certos de que eles existem, mas não temos sido capazes de utilizá-las para sondar o universo”.

“Os dados dos instrumentos do LIGO estão a ser recolhidos, e isso levará tempo para ser analisado e interpretado. Por isso, não temos resultados para divulgar ainda”, disse Gabriela Gonzalez, professora de física e astronomia na Universidade Estadual de Louisiana e porta-voz do LIGO.

“Temos orgulho em rever os nossos resultados com cuidado antes de submetê-los para publicação”, disse.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …