Cientistas podem ter descoberto possível sinal de onda gravitacional

Maxwell Hamilton / Flickr

Buracos negros em colisão e as ondas gravitacionais que se formam

Os cientistas da equipa da experiência de longa data chamada Advanced Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), que utiliza detetores para procurar ondulações no tecido do espaço-tempo, estarão no processo de redigir um documento que descreve um sinal de onda gravitacional.

O rumor foi lançado por Lawrence Krauss, um cosmólogo da Universidade do Estado do Arizona que publicou no Twitter que tinha recebido informações sobre a descoberta de ondas gravitacionais.

Não se trata da primeira vez – o mundo da Física está cheio de rumores envolvendo sinais de ondas gravitacionais detetados por cientistas nos Estados Unidos.

Se o sinal realmente existe e for verificado, confirmaria uma das previsões mais dramáticas da teoria centenária de Albert Einstein.

Krauss disse que estava 60% certo de que o rumor era verdadeiro, mas afirmou que teria de ver os dados dos cientistas antes de tirar qualquer conclusão sobre se o sinal é genuíno ou não.

Os investigadores que colaboram com o projeto LIGO estão a reunir informação antes de publicar qualquer coisa relacionada com a descoberta de ondas gravitacionais. “Eles estão extremamente cautelosos. Não há nenhuma razão para reivindicarem a descoberta se não tiverem certeza”, disse Krauss.

Em 2014, investigadores de outra experiência norte-americana, chamada de BICEP2, convocaram uma conferência de imprensa para anunciar a descoberta das ondas gravitacionais, mas desde então outros cientistas apontaram que o sinal foi confundido com poeira espacial.

Se as ondas gravitacionais forem descobertas, os astrónomos poderiam usá-las para observar o Cosmos de uma forma que tem sido impossível até agora.

“Gostaríamos de ter uma nova visão sobre o universo”, disse Krauss. “As ondas gravitacionais são geradas nos mais exóticos lugares na natureza, como na borda de buracos negros. Estamos certos de que eles existem, mas não temos sido capazes de utilizá-las para sondar o universo”.

“Os dados dos instrumentos do LIGO estão a ser recolhidos, e isso levará tempo para ser analisado e interpretado. Por isso, não temos resultados para divulgar ainda”, disse Gabriela Gonzalez, professora de física e astronomia na Universidade Estadual de Louisiana e porta-voz do LIGO.

“Temos orgulho em rever os nossos resultados com cuidado antes de submetê-los para publicação”, disse.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …