Cientistas podem ter descoberto possível sinal de onda gravitacional

Maxwell Hamilton / Flickr

Buracos negros em colisão e as ondas gravitacionais que se formam

Os cientistas da equipa da experiência de longa data chamada Advanced Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), que utiliza detetores para procurar ondulações no tecido do espaço-tempo, estarão no processo de redigir um documento que descreve um sinal de onda gravitacional.

O rumor foi lançado por Lawrence Krauss, um cosmólogo da Universidade do Estado do Arizona que publicou no Twitter que tinha recebido informações sobre a descoberta de ondas gravitacionais.

Não se trata da primeira vez – o mundo da Física está cheio de rumores envolvendo sinais de ondas gravitacionais detetados por cientistas nos Estados Unidos.

Se o sinal realmente existe e for verificado, confirmaria uma das previsões mais dramáticas da teoria centenária de Albert Einstein.

Krauss disse que estava 60% certo de que o rumor era verdadeiro, mas afirmou que teria de ver os dados dos cientistas antes de tirar qualquer conclusão sobre se o sinal é genuíno ou não.

Os investigadores que colaboram com o projeto LIGO estão a reunir informação antes de publicar qualquer coisa relacionada com a descoberta de ondas gravitacionais. “Eles estão extremamente cautelosos. Não há nenhuma razão para reivindicarem a descoberta se não tiverem certeza”, disse Krauss.

Em 2014, investigadores de outra experiência norte-americana, chamada de BICEP2, convocaram uma conferência de imprensa para anunciar a descoberta das ondas gravitacionais, mas desde então outros cientistas apontaram que o sinal foi confundido com poeira espacial.

Se as ondas gravitacionais forem descobertas, os astrónomos poderiam usá-las para observar o Cosmos de uma forma que tem sido impossível até agora.

“Gostaríamos de ter uma nova visão sobre o universo”, disse Krauss. “As ondas gravitacionais são geradas nos mais exóticos lugares na natureza, como na borda de buracos negros. Estamos certos de que eles existem, mas não temos sido capazes de utilizá-las para sondar o universo”.

“Os dados dos instrumentos do LIGO estão a ser recolhidos, e isso levará tempo para ser analisado e interpretado. Por isso, não temos resultados para divulgar ainda”, disse Gabriela Gonzalez, professora de física e astronomia na Universidade Estadual de Louisiana e porta-voz do LIGO.

“Temos orgulho em rever os nossos resultados com cuidado antes de submetê-los para publicação”, disse.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …