Cientistas podem ter descoberto possível sinal de onda gravitacional

Maxwell Hamilton / Flickr

Buracos negros em colisão e as ondas gravitacionais que se formam

Os cientistas da equipa da experiência de longa data chamada Advanced Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), que utiliza detetores para procurar ondulações no tecido do espaço-tempo, estarão no processo de redigir um documento que descreve um sinal de onda gravitacional.

O rumor foi lançado por Lawrence Krauss, um cosmólogo da Universidade do Estado do Arizona que publicou no Twitter que tinha recebido informações sobre a descoberta de ondas gravitacionais.

Não se trata da primeira vez – o mundo da Física está cheio de rumores envolvendo sinais de ondas gravitacionais detetados por cientistas nos Estados Unidos.

Se o sinal realmente existe e for verificado, confirmaria uma das previsões mais dramáticas da teoria centenária de Albert Einstein.

Krauss disse que estava 60% certo de que o rumor era verdadeiro, mas afirmou que teria de ver os dados dos cientistas antes de tirar qualquer conclusão sobre se o sinal é genuíno ou não.

Os investigadores que colaboram com o projeto LIGO estão a reunir informação antes de publicar qualquer coisa relacionada com a descoberta de ondas gravitacionais. “Eles estão extremamente cautelosos. Não há nenhuma razão para reivindicarem a descoberta se não tiverem certeza”, disse Krauss.

Em 2014, investigadores de outra experiência norte-americana, chamada de BICEP2, convocaram uma conferência de imprensa para anunciar a descoberta das ondas gravitacionais, mas desde então outros cientistas apontaram que o sinal foi confundido com poeira espacial.

Se as ondas gravitacionais forem descobertas, os astrónomos poderiam usá-las para observar o Cosmos de uma forma que tem sido impossível até agora.

“Gostaríamos de ter uma nova visão sobre o universo”, disse Krauss. “As ondas gravitacionais são geradas nos mais exóticos lugares na natureza, como na borda de buracos negros. Estamos certos de que eles existem, mas não temos sido capazes de utilizá-las para sondar o universo”.

“Os dados dos instrumentos do LIGO estão a ser recolhidos, e isso levará tempo para ser analisado e interpretado. Por isso, não temos resultados para divulgar ainda”, disse Gabriela Gonzalez, professora de física e astronomia na Universidade Estadual de Louisiana e porta-voz do LIGO.

“Temos orgulho em rever os nossos resultados com cuidado antes de submetê-los para publicação”, disse.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …