Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o dissecar.

Em abril de 2019, o processo viu uma revolução quando investigadores, liderados pelo diretor do Instituto de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa do Instituto Helmholtz, Ali Ertürk, imprimiram em 3D órgãos humanos transparentes usando células estaminais. Agora, uma equipa também liderada por Ertürk reviu a sua técnica – criando imagens impressionantes de um cérebro humano, olho e rim transparentes.

A técnica fornece uma janela para o complexo funcionamento interno dos nossos órgãos, até ao nível celular. Os cientistas já tinham conseguido anteriormente tornar transparentes os órgãos de ratos de laboratório, mas a mesma técnica não funcionaria nos órgãos humanos por serem demasiado rígidos, devido a um acumulação de moléculas insolúveis como o colágeno.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Cell, a criação de órgãos transparentes depende de um processo chamado “limpeza ótica”. Todos os tecidos contêm água, lípidos e proteínas que refratam a luz. Ao adicionar produtos químicos que alteram a refração, os cientistas conseguem explorar as propriedades para permitir a luz através do tecido.

Os órgãos humanos adultos tendem a formar tecidos densos e bloqueadores de luz, mas uma nova combinação de produtos químicos consegue penetrar nesses tecidos, o que nos permite vê-los. A equipa capturou imagens e usou algoritmos de aprendizagem profunda para analisar centenas de milhões de células em 3D.

Ertürk e a equipa esperam usar os seus mapas de órgãos como modelos para imprimir órgãos humanos funcionais em 3D. Os órgãos impressos precisarão de ser testados em animais mas, ao imprimir órgãos humanos funcionais, pretendem reduzir o tempo de espera por transplantes de órgãos.

“O tempo de espera dos pacientes e os custos do transplante são um fardo real”, explicou Ertürk, em comunicado. “O conhecimento detalhado sobre a estrutura celular dos órgãos humanos aproxima-nos um passo importante da criação de órgãos funcionais artificialmente sob demanda”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? A Ciência pode responder em breve

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? Uma equipa de investigadores propõe uma experiência que pode resolver essa questão espinhosa de uma vez por todas. Já alguma vez esteve em mais de um sítio …