Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o dissecar.

Em abril de 2019, o processo viu uma revolução quando investigadores, liderados pelo diretor do Instituto de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa do Instituto Helmholtz, Ali Ertürk, imprimiram em 3D órgãos humanos transparentes usando células estaminais. Agora, uma equipa também liderada por Ertürk reviu a sua técnica – criando imagens impressionantes de um cérebro humano, olho e rim transparentes.

A técnica fornece uma janela para o complexo funcionamento interno dos nossos órgãos, até ao nível celular. Os cientistas já tinham conseguido anteriormente tornar transparentes os órgãos de ratos de laboratório, mas a mesma técnica não funcionaria nos órgãos humanos por serem demasiado rígidos, devido a um acumulação de moléculas insolúveis como o colágeno.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Cell, a criação de órgãos transparentes depende de um processo chamado “limpeza ótica”. Todos os tecidos contêm água, lípidos e proteínas que refratam a luz. Ao adicionar produtos químicos que alteram a refração, os cientistas conseguem explorar as propriedades para permitir a luz através do tecido.

Os órgãos humanos adultos tendem a formar tecidos densos e bloqueadores de luz, mas uma nova combinação de produtos químicos consegue penetrar nesses tecidos, o que nos permite vê-los. A equipa capturou imagens e usou algoritmos de aprendizagem profunda para analisar centenas de milhões de células em 3D.

Ertürk e a equipa esperam usar os seus mapas de órgãos como modelos para imprimir órgãos humanos funcionais em 3D. Os órgãos impressos precisarão de ser testados em animais mas, ao imprimir órgãos humanos funcionais, pretendem reduzir o tempo de espera por transplantes de órgãos.

“O tempo de espera dos pacientes e os custos do transplante são um fardo real”, explicou Ertürk, em comunicado. “O conhecimento detalhado sobre a estrutura celular dos órgãos humanos aproxima-nos um passo importante da criação de órgãos funcionais artificialmente sob demanda”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …