Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel.

Tal como explica o portal The Verge, que avança a notícia esta semana, cada gene é batizado com um nome e código alfanumérico, conhecido como símbolo, que os cientistas utilizam para coordenar as suas investigações.

Estes códigos são lidos erradamente por esta ferramenta da Microsoft amplamente utilizada pela comunidade científica que converte o símbolo alfanumérico numa data.

Por exemplo, quando um investigador insere o código de um gene humano numa célula de uma folha de Excel, como MARCH1 – abreviação de “Membrane Associated Ring-CH-Type Finger 1” – a ferramenta converte numa data – 1-Mar.

Além de extremamente frustrante, este erro de leitura pode ser perigoso, uma vez que pode corromper dados e, consequentemente, estudos científicos.

“É realmente muito, muito chato”, admitiu ao mesmo portal Dezső Módos, biólogo de sistemas do Quadram Institute no Reino Unido, notando que estes tipos de erros acontecem recorrentemente quando a ferramenta é utilizada.

“É uma ferramenta difundida e, se és analfabeto a nível da computação, vais utilizá-la”, disse, admitindo que no seu doutoramento recorreu ao Excel.

A ferramenta não permite desativar esta formatação automática, passando a única forma de evitar o erro por alterar o tipo de dados para colunas individuais. Mas, ainda assim, os dados podem ser comprometidos: quando uma outra pessoa abre a mesma folha de Excel sem pensar na formatação, podem ser cometidos erros.

The Verge

Excel versus ADN: uma questão de dias

Não consigo alterar a ferramenta, a comunidade científica decidiu tomar medidas, optando o Comité de Nomenclatura Genética (HUGO) por padronizar os nomes dos genes, de forma a evitar que estes erros atrapalhem as investigações.

Nesta semana, foram publicadas novas diretrizes para a alteração de nome de genes, incluindo símbolos que afetam o “tratamento e a recuperação de dados”.

A partir de agora, os genes serão nomeados tendo em conta as “fragilidades” da formação automática do Excel: o símbolo MARCH1 passará agora a ser o MARCHF1 e, em igual sentido, o SEPT1 passará a ser nomeado como SEPTIN1.

O registo será também guardado pelo HUGO para evitar confusões no futuro.

Os “novos batismos” dos genes foram realizados já no ano passado, mas as diretrizes oficiais só foram publicadas nesta semana, disse ao The Verge Elspeth Bruford, coordenador do comité de nomenclatura.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma simples plica antes do texo ( ‘march1 em vez de march1) resolvia o problema, ou então formatar a coluna como texto para assim já não ser convertida.
    Mas, sim, está-se sujeito a erros e alterar as nomenclaturas pode fazer sentido.

  2. Não entendi! Eu repeti isso no meu excel e realmente faz isso… MAS se eu formatar as células como texto já permite! Esse pessoal tão inteligente não sabe isso? Estou confuso!

  3. “A ferramenta não permite desativar esta formatação automática, passando a única forma de evitar o erro por alterar o tipo de dados para colunas individuais.”, a não ser que utilize a opção para não fazer a conversão automática. Um diz dou-vos umas lições sobre Excel.

  4. Isto só será possível em quem não sabe mesmo nada de Excel básico. Seria algo como dirigir um navio sem ser habilitado para isso.
    A técnica a adoptar é a indicada pelos comentadores anteriores

RESPONDER

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …