Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel.

Tal como explica o portal The Verge, que avança a notícia esta semana, cada gene é batizado com um nome e código alfanumérico, conhecido como símbolo, que os cientistas utilizam para coordenar as suas investigações.

Estes códigos são lidos erradamente por esta ferramenta da Microsoft amplamente utilizada pela comunidade científica que converte o símbolo alfanumérico numa data.

Por exemplo, quando um investigador insere o código de um gene humano numa célula de uma folha de Excel, como MARCH1 – abreviação de “Membrane Associated Ring-CH-Type Finger 1” – a ferramenta converte numa data – 1-Mar.

Além de extremamente frustrante, este erro de leitura pode ser perigoso, uma vez que pode corromper dados e, consequentemente, estudos científicos.

“É realmente muito, muito chato”, admitiu ao mesmo portal Dezső Módos, biólogo de sistemas do Quadram Institute no Reino Unido, notando que estes tipos de erros acontecem recorrentemente quando a ferramenta é utilizada.

“É uma ferramenta difundida e, se és analfabeto a nível da computação, vais utilizá-la”, disse, admitindo que no seu doutoramento recorreu ao Excel.

A ferramenta não permite desativar esta formatação automática, passando a única forma de evitar o erro por alterar o tipo de dados para colunas individuais. Mas, ainda assim, os dados podem ser comprometidos: quando uma outra pessoa abre a mesma folha de Excel sem pensar na formatação, podem ser cometidos erros.

The Verge

Excel versus ADN: uma questão de dias

Não consigo alterar a ferramenta, a comunidade científica decidiu tomar medidas, optando o Comité de Nomenclatura Genética (HUGO) por padronizar os nomes dos genes, de forma a evitar que estes erros atrapalhem as investigações.

Nesta semana, foram publicadas novas diretrizes para a alteração de nome de genes, incluindo símbolos que afetam o “tratamento e a recuperação de dados”.

A partir de agora, os genes serão nomeados tendo em conta as “fragilidades” da formação automática do Excel: o símbolo MARCH1 passará agora a ser o MARCHF1 e, em igual sentido, o SEPT1 passará a ser nomeado como SEPTIN1.

O registo será também guardado pelo HUGO para evitar confusões no futuro.

Os “novos batismos” dos genes foram realizados já no ano passado, mas as diretrizes oficiais só foram publicadas nesta semana, disse ao The Verge Elspeth Bruford, coordenador do comité de nomenclatura.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma simples plica antes do texo ( ‘march1 em vez de march1) resolvia o problema, ou então formatar a coluna como texto para assim já não ser convertida.
    Mas, sim, está-se sujeito a erros e alterar as nomenclaturas pode fazer sentido.

  2. Não entendi! Eu repeti isso no meu excel e realmente faz isso… MAS se eu formatar as células como texto já permite! Esse pessoal tão inteligente não sabe isso? Estou confuso!

  3. “A ferramenta não permite desativar esta formatação automática, passando a única forma de evitar o erro por alterar o tipo de dados para colunas individuais.”, a não ser que utilize a opção para não fazer a conversão automática. Um diz dou-vos umas lições sobre Excel.

  4. Isto só será possível em quem não sabe mesmo nada de Excel básico. Seria algo como dirigir um navio sem ser habilitado para isso.
    A técnica a adoptar é a indicada pelos comentadores anteriores

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …