Cientistas descobrem nova forma de medir a turbulência de grandes planetas e exoplanetas

Os remoinhos e as faixas onduladas de Júpiter e Saturno podem fazer lembrar uma noite estrelada e calma, mas estas caraterísticas revelam que os dois gigantes são lugares tempestuosos e turbulentos. Agora, é possível medir a turbulência destes planetas.

A turbulência produz uma transferência não linear de energia entre diferentes escalas de movimento, sendo que estas são tão fundamentais para a compreensão da dinâmica planetária quanto o sistema cardiovascular para a compreensão do corpo humano.

Contudo, até agora, os cientistas não tinham conseguido obter uma maneira fiável de quantificar a turbulência planetária. Uma equipa liderada por cientistas da Universidade de Roma, conseguiu então medir a turbulência dos planetas e descreveu esse processo no estudo publicado na AGU.

Segundo o Phys, os resultados mostram que a taxa de transferência de energia da turbulência pode ser calculada com relativa facilidade a partir de uma variável relacionada à rotação planetária e conhecida como vorticidade potencial.

A ideia foi desenvolvida e testada nas experiências realizadas na Universidade de Roma. O método foi confirmado através do uso de dados de velocidade real extraídos de imagens do movimento das nuvens de Júpiter capturadas pela missão Cassini, e de simulações de computador no caso de Saturno.

Com base nos cálculos da vorticidade potencial, a equipa mostrou pela primeira vez que a taxa de transferência de energia na atmosfera de Júpiter é quatro vezes maior do que na de Saturno.

Como refere o estudo, uma vez que as leis da turbulência são universais, o novo método pode agora ser aplicado a outros ambientes naturais como o oceano. Remoinhos no oceano, que se parecem com os remoinhos de Júpiter, por exemplo, vêm em diferentes intensidades, tamanhos e durações e são essenciais para a compreensão dos equilíbrios de energia, calor, sal, dióxido de carbono da Terra e muito mais.

“Esta é a primeira estimativa do poder turbulento de Saturno a partir de observações. Este estudo abre caminho a futuras análises de dados em outras atmosferas planetárias”, refere o autor principal Simon Cabanes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …