Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Michael Wallace / Flickr

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de perder o seu habitat.

Os cientistas da Universidade de Cambridge registaram a temperatura de 29 espécies diferentes de borboletas, antes de as libertarem novamente. A equipa garante que desta forma são “capazes de analisar melhor os habitats, e as paisagens para protegê-las”.

Todas as borboletas são ectotérmicas – o que significa que não podem produzir o seu próprio calor corporal, e dependem das condições ambientais externas ideais para sobreviver. Contudo, o estudo – publicado no dia 23 de setembro no Journal of Animal Ecology –  revelou que as mudanças no clima e outros fatores ambientais afetam algumas espécies de borboletas mais do que outras.

Os cientistas descobriram que borboletas maiores e mais pálidas, como as espécies Large White e Brimstone, estão entre as espécies de insetos que se adaptam melhor ao aumento da temperatura ambiental. Isso ocorre porque os animais usam as suas grandes asas para direcionar o calor do sol para longe ou, caso necessitem, para os seus corpos.

Porém, algumas espécies mais coloridas têm maior dificuldade em controlar a sua temperatura corporal, tal como as espécies menores – como é o caso da borboleta Small Heath, diz o The Independent.

No geral, as populações de muitas espécies de borboletas do Reino Unido estão em declínio. Isto deve-se à perda do seu habitat natural, pois o aquecimento global tem causada eventos climáticos que prejudicam os microclimas vitais que as borboletas necessitam para sobreviver.

Andrew Bladon, autor principal do estudo, refere que “as espécies de borboletas que não são boas a controlar a sua temperatura, mas que dependem da escolha de um micro-habitat que tenha a temperatura certa, são as que mais sofrem com as mudanças climáticas”.

O investigador assume que é urgente “tornar os habitats mais diversificados para ajudar a conservar muitas de nossas espécies de borboletas”. Os cientistas garantem que as borboletas são uma parte vital do mundo natural, que sustenta a nossa própria espécie, por isso explicam que é importante “proteger uma gama diversificada de espécies. Os insetos também são uma importante fonte de alimento para muitas outras espécies”.

Ed Turner, do University Museum of Zoology, disse que “será importante compreender não só os requisitos do habitat de diferentes espécies de borboletas, mas também os seus requisitos de temperatura”.

Muitas espécies de borboletas expandiram-se para o norte do Reino Unido nos últimos 30 anos, à medida que esta região se tornou mais quente devido às alterações climáticas. A variedade de espécies adaptadas a ambientes mais frios está a diminuir.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …