Os cientistas já sabem o que ditou o fim dos rios e do oceano de Marte

Há milhões de anos, Marte tinha muito água, vários rios e até um oceano. Contudo, o Planeta Vermelho acabou por perder as suas reservas de água devido à órbita peculiar do planeta, revelou um novo estudo. 

A investigação foi levado a cabo por uma equipa de cientistas alemães e russos e os resultados foram esta semana publicados na revista Geophysical Research Letters.

A atmosfera marciana, que tem camadas intermediárias frias, semelhantes à atmosfera terrestre, deve retornar as moléculas de água à superfície na forma de gelo, mantendo-as dentro do ecossistema de Marte. Contudo, uma simulação computorizada revelou um ciclo climático que se repete a cada dois anos terrestre e que ajuda a água a ascender às camadas superior da atmosfera do planeta.

Este fenómeno, que terá “secado” Marte, acontecer porque o Planeta Vermelho gira à volta do Sol através de uma órbita mais elíptica do que a da Terra. Assim, durante o verão no hemisfério sul, o planeta está a 34 milhões de quilómetros mais perto da estrela.

Consequentemente, explicou Paul Hertog, um dos autores do estudo, “em certos momentos do dia, o vapor de água pode subir localmente com as massas de ar mais quentes e alcançar a atmosfera superior”.

A estas alturas, as moléculas são expostas à radiação solar ultravioleta, levando à sua desintegração e à libertação de azoto para o espaço.

Este processo, que poderá ter destruído 80% das reservas de água iniciais de Marte, pode ter sido incitado pelas enormes tempestades que atingem toda a superfície marciana a cada poucos anos. De acordo com os cientistas, o furacão de 2007 dobrou a quantidade de moléculas de água na atmosfera.

“As quantidades de poeira, que circulam na atmosfera durante estas tempestades, facilitam o transporte de vapor de água para as camadas superiores do ar”, explicou Alexander Medvedev, outro dos investigadores envolvidos no novo estudo.

// ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Marte era habitado e possuía metrópoles e um povo rico e feliz.
    Só que em uma determinada manhã o povo viu um objeto voador metálico pousar nas ecostas do morro,se tratava de uma nave vindo da terra.
    Fizeram contato com os tripulantes que diziam estar vindo em missão de paz.
    Os tripulantes foram muito bem recebidos e passaram a morar em Marte e aprender a cultura local e fazer parte da sociedade marciana.
    Tudo ia a mil maravilhas até que o comandante da nave resolveu criar um partido politico chamado PT (partido terráqueo)
    Pronto, a desgraça estava estabelecida , o roubo acontecia a céu aberto ,depois de roubarem dinheiro joias e riquezas roubaram a água a atmosfera e a gravidade do planeta.

RESPONDER

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …

Buraco negro apanhado a engolir uma estrela de neutrões

Um buraco negro que engole uma estrela de neutrões terá sido detetado pela primeira vez devido a ondas gravitacionais, anunciaram esta segunda-feira cientistas. Segundo a investigadora Susan Scott, da Universidade Nacional da Austrália, que participou no …

O novo Bugatti Centodieci é mais caro do que um caça F-16

https://vimeo.com/354910872 Fica mais barato comprar um caça Lockheed F-16 de 1980 usado, do que comprar o novo Bugatti Centodieci. O exclusivo veículo da marca italiana custa 8 milhões de dólares O Centodieci, o novo modelo da Bugatti, …

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …