/

Os cientistas já sabem o que ditou o fim dos rios e do oceano de Marte

5

Há milhões de anos, Marte tinha muito água, vários rios e até um oceano. Contudo, o Planeta Vermelho acabou por perder as suas reservas de água devido à órbita peculiar do planeta, revelou um novo estudo. 

A investigação foi levado a cabo por uma equipa de cientistas alemães e russos e os resultados foram esta semana publicados na revista Geophysical Research Letters.

A atmosfera marciana, que tem camadas intermediárias frias, semelhantes à atmosfera terrestre, deve retornar as moléculas de água à superfície na forma de gelo, mantendo-as dentro do ecossistema de Marte. Contudo, uma simulação computorizada revelou um ciclo climático que se repete a cada dois anos terrestre e que ajuda a água a ascender às camadas superior da atmosfera do planeta.

Este fenómeno, que terá “secado” Marte, acontecer porque o Planeta Vermelho gira à volta do Sol através de uma órbita mais elíptica do que a da Terra. Assim, durante o verão no hemisfério sul, o planeta está a 34 milhões de quilómetros mais perto da estrela.

Consequentemente, explicou Paul Hertog, um dos autores do estudo, “em certos momentos do dia, o vapor de água pode subir localmente com as massas de ar mais quentes e alcançar a atmosfera superior”.

A estas alturas, as moléculas são expostas à radiação solar ultravioleta, levando à sua desintegração e à libertação de azoto para o espaço.

Este processo, que poderá ter destruído 80% das reservas de água iniciais de Marte, pode ter sido incitado pelas enormes tempestades que atingem toda a superfície marciana a cada poucos anos. De acordo com os cientistas, o furacão de 2007 dobrou a quantidade de moléculas de água na atmosfera.

“As quantidades de poeira, que circulam na atmosfera durante estas tempestades, facilitam o transporte de vapor de água para as camadas superiores do ar”, explicou Alexander Medvedev, outro dos investigadores envolvidos no novo estudo.

// ZAP

5 Comments

  1. Marte era habitado e possuía metrópoles e um povo rico e feliz.
    Só que em uma determinada manhã o povo viu um objeto voador metálico pousar nas ecostas do morro,se tratava de uma nave vindo da terra.
    Fizeram contato com os tripulantes que diziam estar vindo em missão de paz.
    Os tripulantes foram muito bem recebidos e passaram a morar em Marte e aprender a cultura local e fazer parte da sociedade marciana.
    Tudo ia a mil maravilhas até que o comandante da nave resolveu criar um partido politico chamado PT (partido terráqueo)
    Pronto, a desgraça estava estabelecida , o roubo acontecia a céu aberto ,depois de roubarem dinheiro joias e riquezas roubaram a água a atmosfera e a gravidade do planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.