Os cientistas já sabem o que ditou o fim dos rios e do oceano de Marte

Há milhões de anos, Marte tinha muito água, vários rios e até um oceano. Contudo, o Planeta Vermelho acabou por perder as suas reservas de água devido à órbita peculiar do planeta, revelou um novo estudo. 

A investigação foi levado a cabo por uma equipa de cientistas alemães e russos e os resultados foram esta semana publicados na revista Geophysical Research Letters.

A atmosfera marciana, que tem camadas intermediárias frias, semelhantes à atmosfera terrestre, deve retornar as moléculas de água à superfície na forma de gelo, mantendo-as dentro do ecossistema de Marte. Contudo, uma simulação computorizada revelou um ciclo climático que se repete a cada dois anos terrestre e que ajuda a água a ascender às camadas superior da atmosfera do planeta.

Este fenómeno, que terá “secado” Marte, acontecer porque o Planeta Vermelho gira à volta do Sol através de uma órbita mais elíptica do que a da Terra. Assim, durante o verão no hemisfério sul, o planeta está a 34 milhões de quilómetros mais perto da estrela.

Consequentemente, explicou Paul Hertog, um dos autores do estudo, “em certos momentos do dia, o vapor de água pode subir localmente com as massas de ar mais quentes e alcançar a atmosfera superior”.

A estas alturas, as moléculas são expostas à radiação solar ultravioleta, levando à sua desintegração e à libertação de azoto para o espaço.

Este processo, que poderá ter destruído 80% das reservas de água iniciais de Marte, pode ter sido incitado pelas enormes tempestades que atingem toda a superfície marciana a cada poucos anos. De acordo com os cientistas, o furacão de 2007 dobrou a quantidade de moléculas de água na atmosfera.

“As quantidades de poeira, que circulam na atmosfera durante estas tempestades, facilitam o transporte de vapor de água para as camadas superiores do ar”, explicou Alexander Medvedev, outro dos investigadores envolvidos no novo estudo.

// ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Marte era habitado e possuía metrópoles e um povo rico e feliz.
    Só que em uma determinada manhã o povo viu um objeto voador metálico pousar nas ecostas do morro,se tratava de uma nave vindo da terra.
    Fizeram contato com os tripulantes que diziam estar vindo em missão de paz.
    Os tripulantes foram muito bem recebidos e passaram a morar em Marte e aprender a cultura local e fazer parte da sociedade marciana.
    Tudo ia a mil maravilhas até que o comandante da nave resolveu criar um partido politico chamado PT (partido terráqueo)
    Pronto, a desgraça estava estabelecida , o roubo acontecia a céu aberto ,depois de roubarem dinheiro joias e riquezas roubaram a água a atmosfera e a gravidade do planeta.

RESPONDER

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …