Cientistas identificam dois planetas “habitáveis” a 39 anos-luz da Terra

Uma equipa de cientistas pensa ter encontrado dois novos planetas possivelmente habitáveis. Os planetas em questão giram em torno de uma fraca estrela anã chamada Trappist-1, a 39 anos-luz da Terra.

Uma equipa de cientistas, na Hungria, identificou dois planetas que em teoria podem ter condições fundamentais para sustentar organismos vivos sendo, por isso, possivelmente habitáveis.

Os planetas em questão fazem parte de um grupo de sete, descobertos em 2017, e todos giram em torno de uma fraca estrela anã chamada Trappist-1. O sistema de sete planetas chamou a atenção da comunidade científica desde que foi descoberto, em fevereiro do ano passado, por todos terem dimensões parecidas com as do planeta Terra.

Segundo o Diário de Notícias, nunca foram descobertos, de uma vez só, tantos planetas de um tamanho semelhante ao da Terra em volta da mesma estrela, ou numa zona na qual as temperaturas extremas não acabem com as hipóteses de existência de vida.

A partir da descoberta feita em 2017, surgiu a ideia de que poderiam existir tantos planetas como a Terra em toda a Via Láctea. Foi assim que esta possibilidade despertou o interesse dos cientistas para analisar o sistema Trappist-1, a 39 anos-luz da Terra.

Amy Barr e a sua equipa criaram modelos matemáticos dos sete planetas, que indicam a possibilidade de seis deles possuírem água, líquida ou congelada, com um oceano global possível num dos exoplanetas. Foram também criados modelos de possíveis órbitas para criar projeções das temperaturas de cada um dos planetas à superfície.

No artigo, que irá ser publicado no Astronomy & Astrophysics, a equipa de cientistas concluiu que dois planetas, o “d” e o “e”, são os mais prováveis de serem habitáveis, devido às suas temperaturas razoáveis.

De acordo com o The Guardian, o planeta “d”, por exemplo, segundo as estimativas dos cientistas, terá uma temperatura à volta dos 15 graus Celsius. O planeta “e” é mais frio, com “temperaturas parecidas as da Antártida, mas também razoáveis”, afirma Barr.

A existência de um tipo de calor e aquecimento nos dois planetas, que está relacionado com as marés e que é essencial para a vida num planeta, tem motivado a comunidade cientifica a procurar cada vez mais.

Dado que a NASA ainda está para lançar a nova geração de telescópios espaciais, cientistas como os da equipa de Barr recorrem a computadores para decifrar este tipo de mistérios. Ou, pelo menos, tentar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …