Cientistas equiparam louva-a-deus com óculos 3D (e não foi por diversão)

Mike Urwin / Universidade de Newcastle

-

Uma equipa de investigadores colocou óculos 3D nestes insetos para melhor perceber como funciona a sua visão a três dimensões.

Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, equiparam louva-a-deus com óculos 3D minúsculos e não foi apenas para lhes dar mais estilo.

A equipa de investigação quis analisar a visão a três dimensões destes insetos e perceber a forma como tiram proveito desta característica para caçar.

De acordo com Jenny Read, coordenadora do estudo e professora nessa universidade, a eficiência com que atacam as suas presas mostra que são grandes caçadores visuais.

“Apesar dos seus cérebros serem minúsculos, os louva-a-deus são caçadores com sofisticados recursos visuais que conseguem capturar uma presa com uma eficiência aterrorizante. Podemos aprender muito ao estudar a forma como estes insetos veem o mundo”, explica à BBC.

A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, tem como objetivo tentar aplicar esta mesma visão em novas tecnologias 3D.

Os óculos foram aplicados nos louva-a-deus com recurso a uma cera de abelha. De seguida, os investigadores mostraram aos insetos vídeos com outros insetos que se moviam na tela.

Quando os filmes eram exibidos em 2D, os insetos não demonstravam qualquer tipo de reação. Por outro lado, quando os vídeos eram em 3D, os louva-a-deus viam nas imagens potenciais presas e atacavam.

De acordo com a investigadora, compreender melhor como funciona esta visão 3D pode ajudar a descobrir novos algoritmos, que depois podem vir a ser utilizados noutro tipo de aplicações como, por exemplo, navegação robótica ou profundidade 3D em computadores.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.