Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

(dr) Devlin Gandy

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre.

Descoberta na caverna Pinwheel da Califórnia, acredita-se que o desenho retrate uma Datura wrightii, uma planta com flores que faz parte da família das beladonas e conhecida por possuir propriedades venenosas e psicadélicas. No entanto, a evidência de indulgências psicoativas nesta caverna vai muito além do que apenas um rabisco de uma flor.

Os arqueólogos usaram análises químicas para mostrar que resíduos mastigados da flor psicadélica podem ser encontrados nas fendas da caverna. A equipa de arqueólogos argumenta que isso serve como “a primeira evidência clara para a ingestão de drogas psicadélicas num local de arte rupestre.”



Está estabelecido que algumas culturas nativas americanas, assim como muitas outras culturas em todo o mundo, usaram Datura em cerimónias espirituais e ritos de passagem. No entanto, esta é a primeira vez que cientistas descobrem vestígios físicos da droga numa caverna ao lado de arte rupestre.

Para chegar a esta conclusão, uma equipa de arqueólogos, químicos e especialistas forenses usou cromatografia líquida-espectrometria de massa para descobrir a presença de alcalóides psicadélicos escopolamina e atropina nos pedaços mastigados de material vegetal encontrados incrustados nas paredes da caverna. A análise do microscópio eletrónico de scanner foi usada para confirmar se os alcalóides vieram de uma Datura wrightii.

Os cientistas argumentam que o facto de a obra de arte retratar uma forma vistosa em forma de flor com cinco pétalas elegantemente enroladas, assim como a flor de muitas espécies de Datura, não é coincidência.

Esta descoberta tem algumas implicações importantes no que se sabe sobre a criação de arte rupestre e estados alterados de consciência.

Durante décadas, uma teoria dominante postulou que muitos exemplos de arte rupestre foram criados por xamãs num estado de transe enquanto estavam sob o efeito de drogas psicadélicas. Isso é frequentemente sugerido devido aos padrões alucinantes e imagens surreais encontradas na arte rupestre, embora os investigadores nunca tenham encontrado qualquer evidência clara do consumo de substâncias psicadélicas em qualquer sítio de arte rupestre do mundo.

Agora, o novo estudo encontrou essa evidência direta de drogas em locais de arte rupestre. No entanto, os cientistas argumentam que a nova descoberta desafia o modelo de “alto xamã”, uma vez que acreditam que o artista não estivesse numa transe quando estava a criar esta ilustração nem o desenho servia para retratar a sua experiência psicadélica pessoal.

Em vez disso, é mais provável que a arte atue como um sinal, mostrando aos indivíduos que esse era um espaço onde esta planta importante era ingerida.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade na iconografia de cometas também aparece uma imagem semelhante que corresponde à imagem da cabeça de um cometa quando surge de frente para o observador. Ou seja, se a evidência é essa pintura não desdenharia outras hipóteses.

RESPONDER

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …