Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

(dr) Devlin Gandy

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre.

Descoberta na caverna Pinwheel da Califórnia, acredita-se que o desenho retrate uma Datura wrightii, uma planta com flores que faz parte da família das beladonas e conhecida por possuir propriedades venenosas e psicadélicas. No entanto, a evidência de indulgências psicoativas nesta caverna vai muito além do que apenas um rabisco de uma flor.

Os arqueólogos usaram análises químicas para mostrar que resíduos mastigados da flor psicadélica podem ser encontrados nas fendas da caverna. A equipa de arqueólogos argumenta que isso serve como “a primeira evidência clara para a ingestão de drogas psicadélicas num local de arte rupestre.”



Está estabelecido que algumas culturas nativas americanas, assim como muitas outras culturas em todo o mundo, usaram Datura em cerimónias espirituais e ritos de passagem. No entanto, esta é a primeira vez que cientistas descobrem vestígios físicos da droga numa caverna ao lado de arte rupestre.

Para chegar a esta conclusão, uma equipa de arqueólogos, químicos e especialistas forenses usou cromatografia líquida-espectrometria de massa para descobrir a presença de alcalóides psicadélicos escopolamina e atropina nos pedaços mastigados de material vegetal encontrados incrustados nas paredes da caverna. A análise do microscópio eletrónico de scanner foi usada para confirmar se os alcalóides vieram de uma Datura wrightii.

Os cientistas argumentam que o facto de a obra de arte retratar uma forma vistosa em forma de flor com cinco pétalas elegantemente enroladas, assim como a flor de muitas espécies de Datura, não é coincidência.

Esta descoberta tem algumas implicações importantes no que se sabe sobre a criação de arte rupestre e estados alterados de consciência.

Durante décadas, uma teoria dominante postulou que muitos exemplos de arte rupestre foram criados por xamãs num estado de transe enquanto estavam sob o efeito de drogas psicadélicas. Isso é frequentemente sugerido devido aos padrões alucinantes e imagens surreais encontradas na arte rupestre, embora os investigadores nunca tenham encontrado qualquer evidência clara do consumo de substâncias psicadélicas em qualquer sítio de arte rupestre do mundo.

Agora, o novo estudo encontrou essa evidência direta de drogas em locais de arte rupestre. No entanto, os cientistas argumentam que a nova descoberta desafia o modelo de “alto xamã”, uma vez que acreditam que o artista não estivesse numa transe quando estava a criar esta ilustração nem o desenho servia para retratar a sua experiência psicadélica pessoal.

Em vez disso, é mais provável que a arte atue como um sinal, mostrando aos indivíduos que esse era um espaço onde esta planta importante era ingerida.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

  ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade na iconografia de cometas também aparece uma imagem semelhante que corresponde à imagem da cabeça de um cometa quando surge de frente para o observador. Ou seja, se a evidência é essa pintura não desdenharia outras hipóteses.

RESPONDER

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …