Cientistas encontram ADN de espécies desconhecidas nas cavernas da Antártida

(cv) Joel Bensing / Polar Biology

De acordo com um estudo recente, pode haver plantas e animais de espécies desconhecidas a viver nas cavernas debaixo do gelo da Antártida.

Um grupo de investigadores australianos descobriu que o Monte Erebus, um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas cavadas no gelo pelo vapor. As amostras de solo recuperadas das cavernas revelaram traços intrigantes de ADN de musgos, algas e pequenos animais.

A pesquisa foi publicada na revista Polar Biology.

“As cavernas podem ser muito quentes. Algumas delas podem até chegar aos 25 graus”, diz Ceridwen Fraser,  da Universidade Nacional Australiana e co-autor do estudo. “Há luz perto da boca das cavernas e filtros de luz mais profundos em algumas cavernas onde o gelo subjacente é fino”.

O investigador explica que a maioria do ADN encontrado se assemelha ao que já fora identificado em plantas e animais na Antártida, mas algumas das sequências do ADN recolhido não puderam ser totalmente identificadas.

Craig Cary, da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, que também participou no estudo, relembrou que várias pesquisas anteriores apontam para uma série de bactérias e fungos que viviam nas cavernas vulcânicas da Antártida. “O novo estudo sugere que pode haver outros plantas e animais, além dos até agora descobertos“, explicou Cary.

Mas Laurie Connel, investigadora da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, que também participou no estudo, diz que os resultados das amostras recolhidas até agora não confirmam que as plantas e os animais ainda estejam a viver nas cavernas.

“Os próximos passos serão analisar mais de perto as cavernas e tentar encontrar organismos vivos. Se existirem de facto, abre a porta a um mundo novo e excitante”, explicou.

Na Antártida, explicaram os investigadores, há outros vulcões, pelo que é possível que a mesma coisa aconteça em outros desses vulcões – e que os sistemas sub-glaciais sejam comuns em todo o continente.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas ocas por dentro”!!! Quando encontrarem cavernas ocas por fora, avisem. Devem ser uma raridade!

      • Na minha opinião, a correcção ainda peca por defeito. Não é necessário dizer que as cavernas são ocas. O termo “caverna” já pressupõe que é oca. Segundo a Wikipédia, uma caverna “é toda a cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos”. Por sua vez, cavidade é “parte cavada ou vazia de um corpo sólido” -www.dicio.com.br/cavidade/

        • Caro António,
          Tem toda a razão.
          Na realidade, a incorrecção vai para além do pleonasmo, porque a fonte original usa a expressão “caves hollowed out in the ice by steam”.
          Optámos assim por alterar o texto para “cavernas cavadas no gelo pelo vapor”.
          Obrigado pelo seu reparo.

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …