Cientistas encontram ADN de espécies desconhecidas nas cavernas da Antártida

(cv) Joel Bensing / Polar Biology

De acordo com um estudo recente, pode haver plantas e animais de espécies desconhecidas a viver nas cavernas debaixo do gelo da Antártida.

Um grupo de investigadores australianos descobriu que o Monte Erebus, um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas cavadas no gelo pelo vapor. As amostras de solo recuperadas das cavernas revelaram traços intrigantes de ADN de musgos, algas e pequenos animais.

A pesquisa foi publicada na revista Polar Biology.

“As cavernas podem ser muito quentes. Algumas delas podem até chegar aos 25 graus”, diz Ceridwen Fraser,  da Universidade Nacional Australiana e co-autor do estudo. “Há luz perto da boca das cavernas e filtros de luz mais profundos em algumas cavernas onde o gelo subjacente é fino”.

O investigador explica que a maioria do ADN encontrado se assemelha ao que já fora identificado em plantas e animais na Antártida, mas algumas das sequências do ADN recolhido não puderam ser totalmente identificadas.

Craig Cary, da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, que também participou no estudo, relembrou que várias pesquisas anteriores apontam para uma série de bactérias e fungos que viviam nas cavernas vulcânicas da Antártida. “O novo estudo sugere que pode haver outros plantas e animais, além dos até agora descobertos“, explicou Cary.

Mas Laurie Connel, investigadora da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, que também participou no estudo, diz que os resultados das amostras recolhidas até agora não confirmam que as plantas e os animais ainda estejam a viver nas cavernas.

“Os próximos passos serão analisar mais de perto as cavernas e tentar encontrar organismos vivos. Se existirem de facto, abre a porta a um mundo novo e excitante”, explicou.

Na Antártida, explicaram os investigadores, há outros vulcões, pelo que é possível que a mesma coisa aconteça em outros desses vulcões – e que os sistemas sub-glaciais sejam comuns em todo o continente.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas ocas por dentro”!!! Quando encontrarem cavernas ocas por fora, avisem. Devem ser uma raridade!

      • Na minha opinião, a correcção ainda peca por defeito. Não é necessário dizer que as cavernas são ocas. O termo “caverna” já pressupõe que é oca. Segundo a Wikipédia, uma caverna “é toda a cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos”. Por sua vez, cavidade é “parte cavada ou vazia de um corpo sólido” -www.dicio.com.br/cavidade/

        • Caro António,
          Tem toda a razão.
          Na realidade, a incorrecção vai para além do pleonasmo, porque a fonte original usa a expressão “caves hollowed out in the ice by steam”.
          Optámos assim por alterar o texto para “cavernas cavadas no gelo pelo vapor”.
          Obrigado pelo seu reparo.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …