Cientistas encontram ADN de espécies desconhecidas nas cavernas da Antártida

(cv) Joel Bensing / Polar Biology

De acordo com um estudo recente, pode haver plantas e animais de espécies desconhecidas a viver nas cavernas debaixo do gelo da Antártida.

Um grupo de investigadores australianos descobriu que o Monte Erebus, um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas cavadas no gelo pelo vapor. As amostras de solo recuperadas das cavernas revelaram traços intrigantes de ADN de musgos, algas e pequenos animais.

A pesquisa foi publicada na revista Polar Biology.

“As cavernas podem ser muito quentes. Algumas delas podem até chegar aos 25 graus”, diz Ceridwen Fraser,  da Universidade Nacional Australiana e co-autor do estudo. “Há luz perto da boca das cavernas e filtros de luz mais profundos em algumas cavernas onde o gelo subjacente é fino”.

O investigador explica que a maioria do ADN encontrado se assemelha ao que já fora identificado em plantas e animais na Antártida, mas algumas das sequências do ADN recolhido não puderam ser totalmente identificadas.

Craig Cary, da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, que também participou no estudo, relembrou que várias pesquisas anteriores apontam para uma série de bactérias e fungos que viviam nas cavernas vulcânicas da Antártida. “O novo estudo sugere que pode haver outros plantas e animais, além dos até agora descobertos“, explicou Cary.

Mas Laurie Connel, investigadora da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, que também participou no estudo, diz que os resultados das amostras recolhidas até agora não confirmam que as plantas e os animais ainda estejam a viver nas cavernas.

“Os próximos passos serão analisar mais de perto as cavernas e tentar encontrar organismos vivos. Se existirem de facto, abre a porta a um mundo novo e excitante”, explicou.

Na Antártida, explicaram os investigadores, há outros vulcões, pelo que é possível que a mesma coisa aconteça em outros desses vulcões – e que os sistemas sub-glaciais sejam comuns em todo o continente.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas ocas por dentro”!!! Quando encontrarem cavernas ocas por fora, avisem. Devem ser uma raridade!

      • Na minha opinião, a correcção ainda peca por defeito. Não é necessário dizer que as cavernas são ocas. O termo “caverna” já pressupõe que é oca. Segundo a Wikipédia, uma caverna “é toda a cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos”. Por sua vez, cavidade é “parte cavada ou vazia de um corpo sólido” -www.dicio.com.br/cavidade/

        • Caro António,
          Tem toda a razão.
          Na realidade, a incorrecção vai para além do pleonasmo, porque a fonte original usa a expressão “caves hollowed out in the ice by steam”.
          Optámos assim por alterar o texto para “cavernas cavadas no gelo pelo vapor”.
          Obrigado pelo seu reparo.

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …