Cientistas desenvolvem algodão resistente ao fogo e à água

Algodão

Um grupo de investigadores chineses desenvolveu uma cobertura de capa tripla que protege o algodão da água e do fogo e que permite a sua rápida limpeza.

Shanshan Chen, Xiang Li, Yang Li e Sun Junqi, investigadores da Universidade de Jilin, na China, estavam a pesquisar uma forma de tornar os materiais retardantes do fogo mais duradouros, mas acabaram por deparar-se com uma solução que torna os materiais também resistentes à água.

No estudo, publicado na ACS Nano, os investigadores revelam que “começaram por submergir uma tira de algodão em polietilenimina, um polímero que se utiliza vulgarmente como um agente de união”.

A seguir, passaram a mesma tira por uma “tina de polifosfato de amónio”, habitualmente utilizado como “um retardante de chamas”, explica, os cientistas, citados pelo Europa Press.

Finalmente, a tira foi mergulhada numa solução composta por silsesquioxano e etanol, uma mistura que tende a repelir os líquidos.

Junqi Sun et al / ACS Nano

Os investigadores desenvolveram um revestimento de algodão retardante do fogo e super-hidrofóbico

Os investigadores desenvolveram um revestimento de algodão retardante do fogo e super-hidrofóbico

Na hora de testar os resultados, os cientistas atearam fogo a uma tira que não passara por procedimentos semelhantes e esta rapidamente ficou totalmente queimada.

Quando atearam o fogo à tira tratada, esta incendiou-se por alguns segundos, mas apagou-se imediatamente a seguir.

Os investigadores identificaram que o retardante de fogo actua aumentando a sua densidade quando se aquece, o que origina a libertação de um gás que não permite que o oxigénio chegue ao fogo.

Os cientistas salientam que os materiais hidrofóbicos, com revestimentos que repelem os líquidos, actuam de forma semelhante às penas de pato.

Para verificar se o revestimento poderia suportar o desgaste do tempo, as tiras tratadas com plasma de oxigénio foram submetidas um teste de fricção mecânica, tendo-se verificado que continuavam a ser resistentes ao fogo e à água.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.