Cientistas descobriram um gene que previne a cegueira nos diabéticos

 

lifebeginsat50mm / Flickr

-

Uma equipa de investigação da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, encontrou uma variação genética específica que pode proteger os diabéticos contra uma doença dos olhos que causa a cegueira.

A retinopatia é uma doença grave dos olhos que é comum na maioria dos diabéticos, provocando o crescimento e a proliferação anormal dos vasos sanguíneos nos olhos. O problema causa buracos em alguns desses vasos e o sangue flui para o olho, motivando a cegueira.

Mas cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Copenhaga encontraram uma variação genética que permite proteger os diabéticos contra essa deformação.

O estudo, publicado no jornal científico Graefe’s Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology, acompanhou o progresso de 130 pessoas com diabetes de Tipo 1 durante 16 anos.

Os cientistas fotografaram os olhos dos pacientes em 1995 e em 2011 para verificar se a doença teria afectado a sua visão.

Em simultâneo estudaram o ADN dos envolvidos, analisando em particular 23 genes que já tinham sido identificados pela sua capacidade de influenciarem o desenvolvimento da doença. Foi assim que encontraram a tal variação genética.

Nenhum dos pacientes que apresentava uma variação genética específica no chamado gene CTSH mostrou sintomas da devastadora doença dos olhos.

O líder da investigação, o estudante de medicina Kristian Sandahl, nota que “o gene controla a morte celular efectiva das células beta, que produzem a insulina no pâncreas”.

“O gene também cria novos vasos sanguíneos”, diz Sandhal, citado pelo Science Nordic.

Face aos resultados obtidos, o professor clínico Henrik Bindesbøl Mortensen, da mesma Universidade, destaca os avanços que se podem conseguir no futuro.

“A longo curso, um melhor entendimento da doença ao nível molecular levará ao desenvolvimento de novos medicamentos para parar a doença, visando proteínas específicas no olho”, garante Mortensen.

Por seu turno, o professor e geneticista Allan Vaag, também da Universidade de Copenhaga, que estuda a diabetes há vários anos, considera que a descoberta é “excitante” e que “pode ser de grande importância clínica“.

Mas Vaag adverte também que os dados da investigação não são suficientes para que se possam tirar conclusões finais.

Mas o estudo de Sandahl poderá mesmo vir a revelar-se, a curto prazo, um dos maiores passos dados pela Medicina na história do combate à diabetes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …