Cientistas descobriram um gene que previne a cegueira nos diabéticos

 

lifebeginsat50mm / Flickr

-

Uma equipa de investigação da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, encontrou uma variação genética específica que pode proteger os diabéticos contra uma doença dos olhos que causa a cegueira.

A retinopatia é uma doença grave dos olhos que é comum na maioria dos diabéticos, provocando o crescimento e a proliferação anormal dos vasos sanguíneos nos olhos. O problema causa buracos em alguns desses vasos e o sangue flui para o olho, motivando a cegueira.

Mas cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Copenhaga encontraram uma variação genética que permite proteger os diabéticos contra essa deformação.

O estudo, publicado no jornal científico Graefe’s Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology, acompanhou o progresso de 130 pessoas com diabetes de Tipo 1 durante 16 anos.

Os cientistas fotografaram os olhos dos pacientes em 1995 e em 2011 para verificar se a doença teria afectado a sua visão.

Em simultâneo estudaram o ADN dos envolvidos, analisando em particular 23 genes que já tinham sido identificados pela sua capacidade de influenciarem o desenvolvimento da doença. Foi assim que encontraram a tal variação genética.

Nenhum dos pacientes que apresentava uma variação genética específica no chamado gene CTSH mostrou sintomas da devastadora doença dos olhos.

O líder da investigação, o estudante de medicina Kristian Sandahl, nota que “o gene controla a morte celular efectiva das células beta, que produzem a insulina no pâncreas”.

“O gene também cria novos vasos sanguíneos”, diz Sandhal, citado pelo Science Nordic.

Face aos resultados obtidos, o professor clínico Henrik Bindesbøl Mortensen, da mesma Universidade, destaca os avanços que se podem conseguir no futuro.

“A longo curso, um melhor entendimento da doença ao nível molecular levará ao desenvolvimento de novos medicamentos para parar a doença, visando proteínas específicas no olho”, garante Mortensen.

Por seu turno, o professor e geneticista Allan Vaag, também da Universidade de Copenhaga, que estuda a diabetes há vários anos, considera que a descoberta é “excitante” e que “pode ser de grande importância clínica“.

Mas Vaag adverte também que os dados da investigação não são suficientes para que se possam tirar conclusões finais.

Mas o estudo de Sandahl poderá mesmo vir a revelar-se, a curto prazo, um dos maiores passos dados pela Medicina na história do combate à diabetes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …

Todos os dias, 500 famílias pedem à EDP para pagarem a luz em prestações

Desde o início da pandemia até ao fim de agosto, 500 famílias pediram diariamente ajuda à EDP para pagarem a fatura da luz em prestações. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Nem a DGS nem a Segurança Social sabem o número real de infetados em lares

O Governo tem vindo a dizer que os lares de idosos são uma “prioridade total” em plena pandemia, mas não conhece o problema em detalhe. A DGS conta que sejam mais de 4.700 infetados, mas …