Cientistas descobrem azoto “preso” num famoso (e antigo) meteorito marciano

NASA - JSC

Uma equipa de cientistas do Japão identificou compostos orgânicos com azoto “presos” no Allan Hills 84001, um famoso meteorito de origem marciana.

Uma nova análise a este corpo rochoso com mais de 4 mil milhões de anos revelou um componente que, até agora, passou despercebido aos cientistas que o estudaram: a presença de azoto, um dos elementos cruciais para a vida.

Tal como frisa o portal Science Alert, esta é a primeira evidência real de moléculas fixas de azoto no Planeta Vermelho, cuja habitabilidade é há anos discutida.

Em declarações à Newsweek, Atsuko Kobayashi, um dos autores envolvidos no estudo, recorda que o azoto é um elemento fundamental para a vida tal como a conhecemos, tal como o carbono, que também esta presente na composição do Allan Hills 84001.

O material orgânico que incluiu o azoto foi encontrado nos minerais carbonáticos do meteorito, detalhou o Instituto de Tecnologia de Tóquio em comunicado.

Estudos anteriores concluíram que estes minerais se formaram há aproximadamente 4.000 milhões de anos e, as substâncias incorporadas devem ter pelo menos a mesma idade.

O meteorito é fruto do impacto de um asteróide na superfície de Marte há de 15 milhões de anos. Depois, este corpo celeste passou grande parte da sua “vida” no Espaço, ainda antes de encaminhar para a Terra. Foi encontrado em 1984 por uma expedição norte-americana na Antártida e, desde então, tem gerado bastante discussão sobre a eventual “atividade biogénica” no Planeta Vermelho.

Jovem Marte rico em compostos orgânicos

Uma vez que os minerais dos carbonatos se sedimentam por norma a partir de águas subterrâneas, a descoberta aponta para um jovem Marte húmido e rico em compostos orgânicos – ambiente que pode ser favorável ao início da vida, notam os cientistas.

“As moléculas orgânicas são aquelas que contêm cadeias e anéis de átomos de carbono ligados, como aqueles que são utilizados pela vida [na Terra] (…) Geralmente, contêm átomos de azoto, particularmente nos aminoácidos que compõem as proteínas, bem como o ADN e o RNA”, explicou Kobayashi.

No seu entender, a deteção de azoto sugere que o jovem Marte não era tão rico em oxigénio como é atualmente. “A nossa química de azoto diz-nos que a atmosfera não tinha muito oxigénio quando essas moléculas foram formadas – o que uma informação nova”.

A descoberta no final do século XX de compostos orgânicos nos meteoritos marcianos e, mais recentemente, na crosta de Marte, abriu um debate sobre a sua origem, recorda ainda Russia Today. Pouco se sabe quanto anos têm, quão amplamente são distribuídos e o elo que ocupam na cadeia bioquímica.

O certo é que a descoberta de azoto neste meteorito vem dar força aos cientistas que acreditam que Marte pode abrigar vida. Afinal, esta rocha “está no centro do debate sobre a ‘vida em Marte'”, apontou ainda Kobayashi.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …