Cientistas descobrem a revolução que permitiu o aparecimento dos animais

Stuart Hay / ANU

Os investigadores Amber Jarrett e Jochen Brocks com uma amostra de óleo extraído de rochas sedimentares

Um estudo realizado por cientistas da ANU – Universidade Nacional Australiana, resolveu um dos maiores mistérios da vida: como os primeiros animais apareceram na Terra – um momento crucial para o planeta, sem o qual os seres humanos não existiriam.

Uma equipa de investigadores liderada pelo professor Jochen Brocks, da Universidade Nacional Australiana, encontrou em rochas sedimentares no centro da Austrália a resposta para um dos maiores mistérios da vida: que episódio despoletou o aparecimento dos animais?

“Transformamos essas rochas em pó e extraímos delas moléculas de organismos antigos”, explica Brocks. A pesquisa foi publicada na revista Nature, e os resultados vão ser apresentados esta semana na Conferência Goldschmidt em Paris, França.

“Essas moléculas dizem-nos que tudo se tornou realmente interessante há 650 milhões de anos atrás. Foi uma revolução dos ecossistemas, foi o aumento das algas que desencadeou uma das mais profundas revoluções ecológicas da história da Terra”, diz Brocks, “sem a qual os seres humanos e outros animais não existiriam”.

Antes de tudo isso acontecer, houve um evento dramático, 50 milhões de anos antes, chamado Terra Bola de Neve”, explica Brocks.

A Hipótese da Terra Bola de Neve é uma hipótese, que sugere que a Terra esteve completamente coberta de gelo pelo menos uma vez, durante o período Criogeniano, há 650 milhões de anos, que explica os depósitos sedimentares normalmente de origem glaciar a latitudes aparentemente tropicais na época.

Segundo a teoria Bola de Neve, “a Terra ficou congelada durante 50 milhões de anos. Grandes glaciares transformaram cordilheiras inteiras de montanhas em pó, libertando nutrientes, e quando a neve derreteu, durante um evento de aquecimento global extremo, torrentes de nutrientes foram para o oceano”, explica o cientista.

Neethis / Wikimedia

O degelo da Terra Bola de Neve libertou os nutrientes que provocaram a explosão das algas – e o aparecimento dos animais

Segundo Jochen Brocks, os níveis extremamente elevados de nutrientes no oceano e o arrefecimento das temperaturas globais a níveis mais hospitaleiros criaram condições perfeitas para a rápida disseminação de algas. “Foi a transição dos oceanos dominados por bactérias para um mundo habitado por uma vida mais complexa”.

“Esses organismos grandes e nutritivos na base da cadeia alimentar forneceram a explosão de energia necessária para a evolução de ecossistemas complexos, onde animais cada vez maiores e mais complexos, inclusive o Homem, poderiam prosperar na Terra”, afirma o cientista.

A investigadora em Ciências da Terra Amber Jarrett, co-autora do estudo, descobriu antigas rochas sedimentares da Austrália central que se relacionavam directamente com o período que se seguiu imediatamente após o degelo da Terra Bola de Neve.

“Nessas rochas, descobrimos sinais impressionantes de fósseis moleculares”, diz Jarrett, “Então soubemos imediatamente que tínhamos feito uma descoberta revolucionária, de que a Terra Bola de Neve esteve directamente envolvida na evolução da vida complexa”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …

PJ investiga segunda morte no SEF do aeroporto de Lisboa. Espancamento de Ihor durou 20 minutos

A Polícia Judiciária está a investigar uma eventual segunda morte no Centro de Instalação Temporária além da de Ilhor Homenyuk, o ucraniano que morreu em março após agressões de três inspetores do Serviço de Estrangeiros …