Cientistas descobrem a revolução que permitiu o aparecimento dos animais

Stuart Hay / ANU

Os investigadores Amber Jarrett e Jochen Brocks com uma amostra de óleo extraído de rochas sedimentares

Um estudo realizado por cientistas da ANU – Universidade Nacional Australiana, resolveu um dos maiores mistérios da vida: como os primeiros animais apareceram na Terra – um momento crucial para o planeta, sem o qual os seres humanos não existiriam.

Uma equipa de investigadores liderada pelo professor Jochen Brocks, da Universidade Nacional Australiana, encontrou em rochas sedimentares no centro da Austrália a resposta para um dos maiores mistérios da vida: que episódio despoletou o aparecimento dos animais?

“Transformamos essas rochas em pó e extraímos delas moléculas de organismos antigos”, explica Brocks. A pesquisa foi publicada na revista Nature, e os resultados vão ser apresentados esta semana na Conferência Goldschmidt em Paris, França.

“Essas moléculas dizem-nos que tudo se tornou realmente interessante há 650 milhões de anos atrás. Foi uma revolução dos ecossistemas, foi o aumento das algas que desencadeou uma das mais profundas revoluções ecológicas da história da Terra”, diz Brocks, “sem a qual os seres humanos e outros animais não existiriam”.

Antes de tudo isso acontecer, houve um evento dramático, 50 milhões de anos antes, chamado Terra Bola de Neve”, explica Brocks.

A Hipótese da Terra Bola de Neve é uma hipótese, que sugere que a Terra esteve completamente coberta de gelo pelo menos uma vez, durante o período Criogeniano, há 650 milhões de anos, que explica os depósitos sedimentares normalmente de origem glaciar a latitudes aparentemente tropicais na época.

Segundo a teoria Bola de Neve, “a Terra ficou congelada durante 50 milhões de anos. Grandes glaciares transformaram cordilheiras inteiras de montanhas em pó, libertando nutrientes, e quando a neve derreteu, durante um evento de aquecimento global extremo, torrentes de nutrientes foram para o oceano”, explica o cientista.

Neethis / Wikimedia

O degelo da Terra Bola de Neve libertou os nutrientes que provocaram a explosão das algas – e o aparecimento dos animais

Segundo Jochen Brocks, os níveis extremamente elevados de nutrientes no oceano e o arrefecimento das temperaturas globais a níveis mais hospitaleiros criaram condições perfeitas para a rápida disseminação de algas. “Foi a transição dos oceanos dominados por bactérias para um mundo habitado por uma vida mais complexa”.

“Esses organismos grandes e nutritivos na base da cadeia alimentar forneceram a explosão de energia necessária para a evolução de ecossistemas complexos, onde animais cada vez maiores e mais complexos, inclusive o Homem, poderiam prosperar na Terra”, afirma o cientista.

A investigadora em Ciências da Terra Amber Jarrett, co-autora do estudo, descobriu antigas rochas sedimentares da Austrália central que se relacionavam directamente com o período que se seguiu imediatamente após o degelo da Terra Bola de Neve.

“Nessas rochas, descobrimos sinais impressionantes de fósseis moleculares”, diz Jarrett, “Então soubemos imediatamente que tínhamos feito uma descoberta revolucionária, de que a Terra Bola de Neve esteve directamente envolvida na evolução da vida complexa”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …