Cientistas descobrem os primeiros animais canhotos: os cangurus

llee_wu / Flickr

-

Um novo estudo observou que os cangurus selvagens tendem a usar mais os membros esquerdos na realização de tarefas comuns como recolha ou alimentação.

Os investigadores afirmam tratar-se da primeira demonstração de preferência manual em grupo de uma espécie de animal não-humano, depois de observaram os animais na selva durante várias horas. Os seres humanos, na sua maioria, são destros.

Duas espécies de cangurus e uma de wallaby demonstraram uma tendência para o uso das patas esquerdas, ao contrário de outros marsupiais quadrúpedes, que não apresentaram a mesma propensão.

O estudo, publicado na revista científica Current Biology, foi realizada por cientistas da Universidade Estadual de São Petersburgo que viajaram à Austrália para fazer o trabalho de campo.

No país, eles tiveram a ajuda de Janeane Ingram, uma ecologista especializada em vida selvagem e investigadora da Universidade da Tasmânia, que afirmou à BBC que o trabalho foi alvo de desconfiança dos próprios cientistas.

“Infelizmente, até meus próprios colegas acham que o estudo do uso dos membros esquerdos em macrópodes não é um assunto sério, mas qualquer pesquisa que prove a preferência manual em outras espécies bípedes contribui para o estudo da simetria do cérebro e da evolução dos mamíferos“, explicou.

Segundo o investigador Yegor Malashichev, havia uma “noção generalizada” de que a preferência manual era unicamente um fenómeno humano, até que estudos dos últimos 10 a 20 anos mostraram que a assimetria no comportamento e a estrutura do cérebro eram, surpreendentemente, muito difundidas no mundo animal.

“Como um dos nossos especialistas destacou, a preferência manual é também óbvia na forma como os papagaios agarram a comida ou como os cães dão a pata”, disse Ingram. “Mas esses exemplos ainda não foram comprovados a nível populacional”.

“Evolução paralela”

O novo estudo identificou uma tendência consistente no uso das patas esquerdas entre os cangurus cinzas, cangurus vermelhos e wallabies de pescoço vermelho – independentemente da forma como os animais se alimentavam, pulavam ou se limpavam.

Segundo Malashichev, pela primeira vez “não estamos sozinhos no Universo, somos dois – humanos e cangurus – destros e canhotos“.

Ele e a sua equipa sugeriram que a descoberta é um exemplo de “evolução paralela”, já que a tendência em usar um lado do corpo em detrimento do outro parece ter surgido em primatas, que pertenciam ao grupo dos mamíferos placentários, assim como nos marsupiais no novo estudo, mas não em animais próximos dos dois ramos da árvore evolutiva.

Os investigadores também argumentam que a postura é um fator importante. A tendência para o uso da pata esquerda era apenas observada em espécies que ficam de pé sobre as patas traseiras, usando as patas dianteiras com mais regularidade para outras tarefas que não andar.

De modo semelhante, sugerem os investigadores, a transição para uma postura ereta talvez tenha sido a chave para que os primatas desenvolvessem a preferência manual.

Ainda não se sabe, contudo, se há aspectos específicos do cérebro dos marsupiais que permitiram o desenvolvimento da preferência manual – e se esses fatores podem explicar porque é que os cangurus, diferentemente dos humanos predominantemente destros, tendem a ser canhotos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …