Cientistas descobrem os primeiros animais canhotos: os cangurus

llee_wu / Flickr

-

Um novo estudo observou que os cangurus selvagens tendem a usar mais os membros esquerdos na realização de tarefas comuns como recolha ou alimentação.

Os investigadores afirmam tratar-se da primeira demonstração de preferência manual em grupo de uma espécie de animal não-humano, depois de observaram os animais na selva durante várias horas. Os seres humanos, na sua maioria, são destros.

Duas espécies de cangurus e uma de wallaby demonstraram uma tendência para o uso das patas esquerdas, ao contrário de outros marsupiais quadrúpedes, que não apresentaram a mesma propensão.

O estudo, publicado na revista científica Current Biology, foi realizada por cientistas da Universidade Estadual de São Petersburgo que viajaram à Austrália para fazer o trabalho de campo.

No país, eles tiveram a ajuda de Janeane Ingram, uma ecologista especializada em vida selvagem e investigadora da Universidade da Tasmânia, que afirmou à BBC que o trabalho foi alvo de desconfiança dos próprios cientistas.

“Infelizmente, até meus próprios colegas acham que o estudo do uso dos membros esquerdos em macrópodes não é um assunto sério, mas qualquer pesquisa que prove a preferência manual em outras espécies bípedes contribui para o estudo da simetria do cérebro e da evolução dos mamíferos“, explicou.

Segundo o investigador Yegor Malashichev, havia uma “noção generalizada” de que a preferência manual era unicamente um fenómeno humano, até que estudos dos últimos 10 a 20 anos mostraram que a assimetria no comportamento e a estrutura do cérebro eram, surpreendentemente, muito difundidas no mundo animal.

“Como um dos nossos especialistas destacou, a preferência manual é também óbvia na forma como os papagaios agarram a comida ou como os cães dão a pata”, disse Ingram. “Mas esses exemplos ainda não foram comprovados a nível populacional”.

“Evolução paralela”

O novo estudo identificou uma tendência consistente no uso das patas esquerdas entre os cangurus cinzas, cangurus vermelhos e wallabies de pescoço vermelho – independentemente da forma como os animais se alimentavam, pulavam ou se limpavam.

Segundo Malashichev, pela primeira vez “não estamos sozinhos no Universo, somos dois – humanos e cangurus – destros e canhotos“.

Ele e a sua equipa sugeriram que a descoberta é um exemplo de “evolução paralela”, já que a tendência em usar um lado do corpo em detrimento do outro parece ter surgido em primatas, que pertenciam ao grupo dos mamíferos placentários, assim como nos marsupiais no novo estudo, mas não em animais próximos dos dois ramos da árvore evolutiva.

Os investigadores também argumentam que a postura é um fator importante. A tendência para o uso da pata esquerda era apenas observada em espécies que ficam de pé sobre as patas traseiras, usando as patas dianteiras com mais regularidade para outras tarefas que não andar.

De modo semelhante, sugerem os investigadores, a transição para uma postura ereta talvez tenha sido a chave para que os primatas desenvolvessem a preferência manual.

Ainda não se sabe, contudo, se há aspectos específicos do cérebro dos marsupiais que permitiram o desenvolvimento da preferência manual – e se esses fatores podem explicar porque é que os cangurus, diferentemente dos humanos predominantemente destros, tendem a ser canhotos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …