Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

The Netherlands Cancer Institute

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana.

Esta “entidade desconhecida” foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que examinavam pacientes com cancro da próstata com um tipo avançado de scan chamado PSMA PET / CT. Quando combinada com injeções de glicose radioativa, esta ferramenta de diagnóstico destaca tumores no corpo. Neste caso, porém, mostrou algo totalmente diferente, aninhado na parte posterior da nasofaringe.

“As pessoas têm três conjuntos de glândulas salivares grandes, mas não ali”, explicou Wouter Vogel, oncologista do Netherlands Cancer Institute, em comunicado. “Até onde sabemos, as únicas glândulas salivares ou mucosas na nasofaringe são microscopicamente pequenas e até 1.000 estão uniformemente espalhadas por toda a mucosa”.

As glândulas salivares produzem a saliva essencial para o funcionamento do nosso sistema digestivo, com a maior parte do líquido produzida pelas três glândulas salivares principais, conhecidas como glândulas parótida, submandibular e sublingual.

Existem também aproximadamente 1.000 glândulas salivares mais pequenas, situadas em toda a cavidade oral e no trato aerodigestivo, mas geralmente são muito pequenas para serem vistas sem um microscópio.

A nova descoberta mostra um par de glândulas anteriormente esquecido, localizado atrás do nariz e acima do palato, perto do centro da cabeça humana.

“As duas novas áreas que se iluminaram também tinham outras características das glândulas salivares”, disse Matthijs Valstar, cirurgião oral da Universidade de Amsterdão. “Chamámo-las de glândulas tubárias, referindo-se à sua localização anatómica [acima do tórus tubário].”

As glândulas tubárias foram vistas nos scans de PSMA PET / CT de todos os 100 pacientes examinados no estudo. As investigações físicas de dois cadáveres – um homem e uma mulher – também mostraram a misteriosa estrutura bilateral, revelando aberturas de duto de drenagem macroscopicamente visíveis em direção à parede nasofaríngea.

“Até onde sabemos, esta estrutura não se encaixava nas descrições anatómicas anteriores”, explicaram os investigadores. “Foi levantada a hipótese de que poderia conter um grande número de ácinos seromucosos, com um papel fisiológico para a lubrificação e deglutição da nasofaringe/orofaringe”.

Mas como é estas glândulas nunca foram identificadas antes? Os investigadores sugerem que as estruturas são encontradas num local anatómico pouco acessível sob a base do crânio, tornando-as difíceis de distinguir endoscopicamente.

Além disso, apenas as técnicas de imagem PSMA-PET / CT mais recentes seriam capazes de detetar a estrutura como uma glândula salivar, indo além dos recursos de visualização de tecnologias como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Este estudo foi publicado em setembro na revista científica Radiotherapy and Oncology.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Os portugueses já há muito que se interrogavam sobre essa possibilidade. Daí a nossa velha expressão “não sei o que tens dentro dessa cabeça…”

  2. Esse órgão oculto talvez esteja relacionado com o fenómeno que ocorre com alguns yogis em que, mediante certas práticas esotéricas, aparentemente deixaram de ter necessidade de se alimentar fisicamente. Veja-se o caso de Prahlad Jani, por exemplo.

  3. O órgão não deve ser novo, no entanto, só agora foi descoberto e deve ser o ativador da corrupção, daí a razão de só agora ter sido descoberto, matreiro como os corruptos!

RESPONDER

De Wuhan a Santa Maria da Feira. Crise não abala a Louis Vuitton que reforça aposta no "made in Portugal"

A marca de luxo Louis Vuitton reforçou o seu investimento em Portugal, com a abertura de mais uma fábrica para a produção de componentes de sapatos em Santa Maria da Feira. A empresa mantém a …

Piqué deve parar entre quatro a cinco meses. Koeman revelou extensão da lesão a treinador adversário

Gerard Piqué deverá ficar afastado dos relvados durante quatro a cinco meses, depois de ter sofrido uma entorse de grau 3 no ligamento lateral interno do joelho direito e uma rotura parcial do ligamento cruzado …

Alívios para famílias e PME no terceiro dia da especialidade. Hoje votam-se os pesos pesados do OE2021

No terceiro dia de votações foram aprovados alguns alívios fiscais no IVA e nas deduções do IRS para as famílias. Já as PME vão poder suspender pagamentos por conta.  De acordo com as contas feitas pela …

Arqueólogo terá encontrado a casa onde viveu Jesus em Nazaré

O arqueólogo britânico Ken Dark afirma ter localizado na cidade de Nazaré, a norte de Israel, a suposta casa onde Jesus passou a sua infância e juventude com os seus pais, Maria e José. De acordo …

Em desconfinamento progressivo, Natal em França não terá recolher obrigatório. Suécia aperta medidas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta terça-feira que o confinamento em França vai continuar até 15 de dezembro, mas com medidas mais leves e com os comércios abertos enquanto a restauração abrirá apenas a …

Benfica viola leis da FIFA ao financiar jogador para o Vitória de Setúbal

O SL Benfica assinou um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. As 'águias' financiaram a transferência de Khalid Hachadi para o Vitória de Setúbal. Em 2019, o Vitória de Setúbal contratou Khalid …

Suspensão de aulas. Pais têm direito a faltar ao trabalho e a subsídio nas pontes

Pais com filhos menores de 12 anos poderão faltar justificadamente ao trabalho nas pontes de 30 de novembro e 7 de dezembro, vésperas dos feriados, tendo direito a receber um subsídio, mediante algumas condições. O apoio …

"Assassinos de crianças e idosos". Carro com frases de protesto choca contra portão do gabinete de Merkel

Um carro foi visto esta manhã a ser chocar contra o portão do gabinete da chanceler alemã Angela Merkel em Berlim. Segundo a agência Reuters, que cita uma testemunha no local, não há informações oficiais sobre …

Alguns pássaros mal podem esperar que as suas crias "saiam de casa"

É uma luta com a qual muitos pais humanos têm de lidar e, afinal, parece que alguns pais pássaros canoros também. No geral, os pássaros colocam apenas alguns ovos e investem muito na sobrevivência das suas …

Restauração, comércio e hotelaria protestam em Lisboa. Empresários já podem pedir apoios à receita perdida

O Movimento a Pão e Água, que reúne empresários da restauração, comércio e hotelaria, concentra-se esta quarta-feira em Lisboa, em frente à Assembleia da República, no dia limite para o pagamento de impostos ao Estado. Trata-se …