Cientistas descobrem fóssil de mini-pterossauro no Canadá

Um grupo internacional de cientistas afirma ter descoberto, no Canadá, um raro tipo de pterossauro – um réptil voador do período Cretáceo, aproximadamente há 77 milhões de anos atrás – com apenas 1,5 metros de altura.

Os cientistas de Inglaterra, Estados Unidos e Canadá encontraram fósseis correspondentes a um úmero, vértebras dorsais e outros fragmentos.

De acordo com o estudo, publicado na revista científica Open Science, o novo animal tinha o tamanho de um gato, enquanto que os restantes pterossauros tinham a altura de uma girafa e, com as asas abertas, alcançavam as dimensões de um pequeno avião.

Segundo Mark Witton, um dos autores do estudo, é muito raro encontrar fósseis de pterossauros porque os seus esqueletos danificam-se facilmente depois da morte dos animais – e os pequenos pterossauros são mais raros ainda.

O novo animal terá pertencido à família dos pterossauros Azhdarchidae, um grupo de répteis voadores com as asas curtas e sem dentes, que dominou a fase final da evolução da espécie.

Vários estudos anteriores sugeriam que o período Cretáceo foi ocupado apenas por pterossauros de grandes dimensões, mas a nova descoberta indica que a diversidade desses animais era maior do que se imaginava.

“Os ossos dos pterossauros são notoriamente mal preservados e os fósseis dos animais maiores parecem ter ficado melhor preservados nos ecossistemas existentes no fim do Cretáceo. Isto sugere que a preservação de um pequeno pterossauro pode ser muito rara, mas não significa que eles não existiram”, disse Elizabeth Martin-Silverstone, uma das autoras do estudo.

Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a desenvolver a capacidade de voar e conviveram por cerca de 100 milhões de anos com os dinossauros, até que foram extintos há mais de 60 milhões de anos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Deveríamos trazer estes cientistas para Portugal para averiguarem quando e quem é que roubou o ouro dos cofres do banco portugal, não pedindo muito tambem seria interessante acharem a razão pelo qual os média não falam sobre este assunto. Aguardo pelos cientistas com emoção no coração..

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …