Cientistas descobrem fóssil de mini-pterossauro no Canadá

Um grupo internacional de cientistas afirma ter descoberto, no Canadá, um raro tipo de pterossauro – um réptil voador do período Cretáceo, aproximadamente há 77 milhões de anos atrás – com apenas 1,5 metros de altura.

Os cientistas de Inglaterra, Estados Unidos e Canadá encontraram fósseis correspondentes a um úmero, vértebras dorsais e outros fragmentos.

De acordo com o estudo, publicado na revista científica Open Science, o novo animal tinha o tamanho de um gato, enquanto que os restantes pterossauros tinham a altura de uma girafa e, com as asas abertas, alcançavam as dimensões de um pequeno avião.

Segundo Mark Witton, um dos autores do estudo, é muito raro encontrar fósseis de pterossauros porque os seus esqueletos danificam-se facilmente depois da morte dos animais – e os pequenos pterossauros são mais raros ainda.

O novo animal terá pertencido à família dos pterossauros Azhdarchidae, um grupo de répteis voadores com as asas curtas e sem dentes, que dominou a fase final da evolução da espécie.

Vários estudos anteriores sugeriam que o período Cretáceo foi ocupado apenas por pterossauros de grandes dimensões, mas a nova descoberta indica que a diversidade desses animais era maior do que se imaginava.

“Os ossos dos pterossauros são notoriamente mal preservados e os fósseis dos animais maiores parecem ter ficado melhor preservados nos ecossistemas existentes no fim do Cretáceo. Isto sugere que a preservação de um pequeno pterossauro pode ser muito rara, mas não significa que eles não existiram”, disse Elizabeth Martin-Silverstone, uma das autoras do estudo.

Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a desenvolver a capacidade de voar e conviveram por cerca de 100 milhões de anos com os dinossauros, até que foram extintos há mais de 60 milhões de anos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Deveríamos trazer estes cientistas para Portugal para averiguarem quando e quem é que roubou o ouro dos cofres do banco portugal, não pedindo muito tambem seria interessante acharem a razão pelo qual os média não falam sobre este assunto. Aguardo pelos cientistas com emoção no coração..

RESPONDER

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …