Cientistas descobrem evidências fortes de vento perto de buracos negros

NASA

Conceito artístico de um buraco negro a devorar massa de gás

Uma nova investigação mostra a primeira evidência de ventos fortes em torno de buracos negros ao longo de eventos explosivos e brilhantes nos quais os buracos negros consomem massa rapidamente.

O estudo lança nova luz sobre o modo como a massa é transferida para os buracos negros e como podem afetar o ambiente em seu redor.

“Os ventos devem expelir uma grande fração da matéria que um buraco negro podia comer”, comenta Bailey Tetarenko, estudante de doutoramento da Universidade de Alberta e autora principal do estudo. “Num dos nossos modelos, os ventos removeram 80% da potencial refeição do buraco negro.”

A investigação foi realizada por uma equipa internacional de investigadores liderada por Tetarenko e cientistas do Departamento de Física da Universidade de Alberta.

Ao examinarem 20 anos de dados de três agências espaciais internacionais, os cientistas usaram novas técnicas estatísticas para estudar explosões oriundas de sistemas binários de raios-X compostos por buracos negros de massa estelar. Viram evidências de ventos consistentes e fortes em redor de buracos negros durante as explosões. Até agora, os ventos fortes só haviam sido vistos em partes limitadas destes eventos.

Também observaram que os buracos negros de massa estelar têm a capacidade de consumir tudo até um raio de três a 150 km, dependendo do seu tamanho.

Nem mesmo a luz pode escapar tão perto de um buraco negro”, explica Gregory Sivakoff, professor associado de física e coautor do artigo. Outros buracos negros, muito maiores, chamados buracos negros supermassivos, parecem ter afetado a formação de galáxias inteiras.

“Mas até os buracos negros supermassivos são mais pequenos que o nosso Sistema Solar. Embora sejam pequenos, os buracos negros podem ter efeitos surpreendentemente amplos”, explica Sivakoff.

Então, o que exatamente provoca estes ventos no espaço? Por enquanto, continua um mistério.

“Pensamos que os campos magnéticos desempenham um papel fundamental. Mas precisamos de investigar muito mais para compreender estes ventos”, comenta Craig Heinke, professor associado de física e coautor.

// CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete. A experiência foi realizada como parte de …

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …