Cientistas descobrem evidências fortes de vento perto de buracos negros

NASA

Conceito artístico de um buraco negro a devorar massa de gás

Uma nova investigação mostra a primeira evidência de ventos fortes em torno de buracos negros ao longo de eventos explosivos e brilhantes nos quais os buracos negros consomem massa rapidamente.

O estudo lança nova luz sobre o modo como a massa é transferida para os buracos negros e como podem afetar o ambiente em seu redor.

“Os ventos devem expelir uma grande fração da matéria que um buraco negro podia comer”, comenta Bailey Tetarenko, estudante de doutoramento da Universidade de Alberta e autora principal do estudo. “Num dos nossos modelos, os ventos removeram 80% da potencial refeição do buraco negro.”

A investigação foi realizada por uma equipa internacional de investigadores liderada por Tetarenko e cientistas do Departamento de Física da Universidade de Alberta.

Ao examinarem 20 anos de dados de três agências espaciais internacionais, os cientistas usaram novas técnicas estatísticas para estudar explosões oriundas de sistemas binários de raios-X compostos por buracos negros de massa estelar. Viram evidências de ventos consistentes e fortes em redor de buracos negros durante as explosões. Até agora, os ventos fortes só haviam sido vistos em partes limitadas destes eventos.

Também observaram que os buracos negros de massa estelar têm a capacidade de consumir tudo até um raio de três a 150 km, dependendo do seu tamanho.

Nem mesmo a luz pode escapar tão perto de um buraco negro”, explica Gregory Sivakoff, professor associado de física e coautor do artigo. Outros buracos negros, muito maiores, chamados buracos negros supermassivos, parecem ter afetado a formação de galáxias inteiras.

“Mas até os buracos negros supermassivos são mais pequenos que o nosso Sistema Solar. Embora sejam pequenos, os buracos negros podem ter efeitos surpreendentemente amplos”, explica Sivakoff.

Então, o que exatamente provoca estes ventos no espaço? Por enquanto, continua um mistério.

“Pensamos que os campos magnéticos desempenham um papel fundamental. Mas precisamos de investigar muito mais para compreender estes ventos”, comenta Craig Heinke, professor associado de física e coautor.

// CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …