Cientistas decifraram a “Carta do Diabo” do século XVII

Warner Brothers

“The Conjuring 2”, James Wan, 2016

Investigadores italianos do Museu Ludum, na Sicília, conseguiram decifrar a carta escrita por uma freira italiana do século XVII no momento em que a mesma estava possuída pelo demónio. A carta foi decifrada com a ajuda de um algoritmo encontrado na Deep Web.

A 11 de agosto de 1676 a Irmã Maria Crocifissa della Concezione é encontrada sentada no chão do mosteiro de claustro de Palma di Montechiaro, onde habitava. Meia cara manchada de tinta preta, a respiração perturbada, a pena de escrever nos joelhos, uma folha entre as mãos escrita em um alfabeto incompreensível. É este o cenário deixado pelo “Diabo”.

Ou pelo menos assim se acreditava, até que cientistas descobriram, por fim, o que significa a “Carta do Diabo” que data já do século XVII. É a própria freira que diz às restantes que o que tem em mãos é uma carta ditada por Satanás pessoalmente, no fim de uma luta extenuante com um grupo de demónios, avança o La Stampa.

Foi assim que começou um dos maiores mistérios. Escritores apaixonados como Tomasi de Lampedusa e Andrea Camilleri abriram um concurso, nos anos 60, prometendo uma estadia de um mês em Agrigentoa quem traduzisse a carta.

No entanto, só agora foi revelado o mistério da carta. Um grupo de físicos e cientistas da informática decifraram o mistério, usando um programa de descodificação retirado da Deep Web, o grande mar escondido da rede, que não está no Google porque não quer ser pesquisado.

“Há muita coisa na Deep Web”, diz Daniele Abate, 49, líder da equipa “Droga, prostituição, pedofilia e programas inteligentes para decifrar mensagens secretas como a que estamos a usar. Algoritmos que tentam decifrar, identificando caracteres semelhantes que são repetidos. Uma tentativa, é bom esclarecer isso, mas uma tentativa cujos resultados nos surpreenderam”.

As onze linhas, que à primeira vista misturam um pouco do clássico grego e um pouco alfabeto cirílico, dizem na verdade algo. Não é inteiramente consistente, nem compreensível, mas certamente dizem algo relacionado com Deus e Belzebú.

Talvez agora o rio Estige exista“, escreveu a freira supostamente ditada pelo diabo, referindo-se ao rio Estige que, de acordo com a mitologia grega, separa a Terra do mundo dos mortos, Hades.

Mas como se traduz a linguagem do diabo?

“Nós incluímos o alfabeto grego, o latino, o Runico (das antigas populações germânicas) e o alfabeto yazidi, e todos os alfabetos que a Irmã Maria Crocifissa pudesse ter visto ou conhecido”.

O algoritmo começa por identificar os mesmos caracteres e, em seguida, compara-os com os caracteres alfabéticos mais parecidos nos diferentes idiomas. “O que estamos a descobrir é que este é um alfabeto preciso, inventado pela freira com muito cuidado misturando símbolos que ele conhecia”, disse a investigadora.

Cada símbolo é bem pensado e estruturado, há sinais que são repetidos, talvez uma iniciativa deliberada ou talvez inconsciente. O stress da vida monacal era muito forte, a mulher poderia ter sofrido de um transtorno bipolar, na altura não havia drogas ou diagnósticos psiquiátricos.

Para a Igreja na época, no entanto, a carta é o resultado da luta contra uma pilha de “inumeráveis ​​espíritos malignos” que decidiram usar a Irmã Maria Crocifissa – então abençoada – como “miseráveis ​​juncos” para uma mensagem precisa: dizer a Deus que deixasse os mortais entregues aos seus pecados e parar de dar “Misericórdia e Piedade”. Para não os retirar dos braços de Lucifer, em suma.

Segundo a história da freira, os demónios seriam obrigados a assinar a carta. Como a freira se terá recusado a deixá-los assinar, ameaçaram-na com o tinteiro – daí a cara manchada com tinta.

Essas 14 linhas misteriosas (mantidas no mosteiro de Palma de Montechiaro, e uma cópia nos Arquivos da Catedral de Agrigento) são tudo o que resta da “luta com Belzebú”. Havia mais duas mensagens de demónios, mas a freira não as escreveu e levou-as consigo para o túmulo.

“Não me pergunte isso por favor. Eu não posso mesmo dizer isso, nem tenho que dizer isso. chegará a hora de você ouvir e ver”, disse às irmãs.

Os cientistas advertiram que a mensagem incongruente não está completa, o que reforça a teoria de que a freira “sofria de esquizofrenia“, podendo ter sido ela mesma quem escreveu a carta, sem a “ajuda” do diabo.

ZAP //

RESPONDER

Forte sismo sacode a capital do México e causa cenas de pânico

Um terramoto de 7,1 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu fortemente esta terça-feira a capital mexicana e causou cenas de pânico, precisamente no dia em que se completam 32 anos do forte …

Sporting arranca Taça da Liga com nulo frente ao Marítimo

O Sporting e o Marítimo empataram hoje 0-0, em encontro da primeira jornada do grupo B da Taça da Liga em futebol, disputado no estádio José Alvalade, em Lisboa. Num jogo que terminou empatado a zero, …

Justiça brasileira autoriza psicólogos a tratarem homossexuais como doentes

Um juiz federal do Distrito Federal determinou que os psicólogos podem atender eventuais pacientes que procurem terapia para reorientação sexual. A decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, com caráter liminar, atendeu a uma ação …

Coreia do Norte no centro dos discursos na ONU. "Estamos prontos a atacar"

Durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, Donald Trump diz que os Estados Unidos estão prontos para "destruir totalmente" a Coreia do Norte. António Guterres, no seu primeiro discurso como secretário-geral da ONU também abordou o …

Ryanair cancela 346 ligações de e para Portugal até final de outubro

A Ryanair vai cancelar 346 ligações (173 voos) de e para Portugal, desde a próxima quinta-feira até ao final de outubro, de acordo com a lista publicada no site da companhia aérea irlandesa. Na sexta-feira passada, …

Anacom diz que compra da TVI pela Meo pode "criar entraves significativos à concorrência"

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) considera que a compra da Media Capital pela Altice não deverá ter lugar "nos termos em que foi proposta, pois "é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva" …

Toys "R" Us abre falência para poder garantir as prendas de Natal

A empresa de brinquedos norte-americana Toys "R" Us apresentou um pedido de insolvência devido à sua elevada dívida e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores, que compram cada vez mais pela Internet. A empresa …

Luz foi armazenada como som pela primeira vez

Pela primeira vez, cientistas conseguiram armazenar informação em base de luz como ondas de som num chip de computador - o mesmo que armazenar um raio como se fosse um trovão. A ideia pode parecer estranha, …

Milionário consegue perdão de dívida de 697 milhões de euros

O empresário Emídio Catum, um dos grandes devedores do BPN, apresentou um pedido de insolvência, apelando ao perdão da dívida que não conseguir pagar nos próximos cinco anos. O Tribunal aceitou o pedido do milionário …

Militante da Juventude Socialista insultou idosa durante acção de campanha do PS

A campanha política em Penafiel incendiou com a divulgação de um vídeo em que um militante da Juventude Socialista (JS) insulta uma idosa, durante uma acção de campanha do candidato do PS, André Ferreira. "Havia de …