Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete.

A experiência foi realizada como parte de um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Stanford e do SLAC National Accelerator Laboratory, e publicado no mês passado na Physical Review Fluids.

As ondas de pressão formaram-se através de reflexões e “desenharam” um padrão geométrico característico que é relacionado, mas diferente, daquele causado por jatos supersónicos.

A intensidade do som gerado era alta o suficiente para potencialmente direcionar a eletricidade de uma cidade inteira. O laser de raios-X do SLAC proporcionou pressões sonoras acima dos 270 decibéis. Como método de comparação, a descolagem de um avião a jato ronda os 120 decibéis.

A experiência mostrou que quando o laser de raios-X atingiu o jato, vaporizou a água ao redor e produziu uma enorme onda de choque. A propagação dessa onde alternava entre altas e baixas pressões e criou cópias de si mesma.

Claudiu Stan / Rutgers University Newark

Onda de choque produzida ao colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X.

O Tech Explorist explica que, ao atravessar um certo limiar, a intensidade do som subaquático fez com que a água se transformasse em pequenas bolhas cheias de vapor que imediatamente colapsam.

Ao contrário da temperatura, em que há um mínimo e um máximo absoluto até que se pode levar um objeto, o som não tem ondas de pressão a zero decibéis. Contudo, o meio pelo qual o som se propaga começa a falhar, não permitindo que o som ultrapasse um certo limite.

Isto foi o que se verificou nesta experiência. A pressão criada pelas ondas de choque estava imediatamente abaixo do limiar, sugerindo que estava no limite máximo que um som subaquático pode chegar.

Uma melhor compreensão deste fenómeno pode permitir novas investigações nas áreas da biologia e da ciência dos materiais, levando a medicamentos mais eficazes e materiais mais eficientes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

União Europeia anuncia 540 milhões para investir no "Nosso Oceano"

A União Europeia vai anunciar esta quarta-feira compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, assim como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da …

Escócia e Gales querem eleições se houver adiamento do Brexit

Os chefes dos governos da Escócia e de Gales defenderam hoje eleições antecipadas no Reino Unido no caso de uma extensão do prazo de saída do país da União Europeia. “Quero que se realizem eleições gerais. …

Governo grego apresenta legislação mais restritiva do direito de asilo

O Governo grego enviou na terça-feira ao parlamento uma proposta de lei que endurece os procedimentos para concessão de asilo, reforça os poderes de detenção e acelera as deportações, noticiou a imprensa. A proposta, de 250 …

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …