Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete.

A experiência foi realizada como parte de um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Stanford e do SLAC National Accelerator Laboratory, e publicado no mês passado na Physical Review Fluids.

As ondas de pressão formaram-se através de reflexões e “desenharam” um padrão geométrico característico que é relacionado, mas diferente, daquele causado por jatos supersónicos.

A intensidade do som gerado era alta o suficiente para potencialmente direcionar a eletricidade de uma cidade inteira. O laser de raios-X do SLAC proporcionou pressões sonoras acima dos 270 decibéis. Como método de comparação, a descolagem de um avião a jato ronda os 120 decibéis.

A experiência mostrou que quando o laser de raios-X atingiu o jato, vaporizou a água ao redor e produziu uma enorme onda de choque. A propagação dessa onde alternava entre altas e baixas pressões e criou cópias de si mesma.

Claudiu Stan / Rutgers University Newark

Onda de choque produzida ao colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X.

O Tech Explorist explica que, ao atravessar um certo limiar, a intensidade do som subaquático fez com que a água se transformasse em pequenas bolhas cheias de vapor que imediatamente colapsam.

Ao contrário da temperatura, em que há um mínimo e um máximo absoluto até que se pode levar um objeto, o som não tem ondas de pressão a zero decibéis. Contudo, o meio pelo qual o som se propaga começa a falhar, não permitindo que o som ultrapasse um certo limite.

Isto foi o que se verificou nesta experiência. A pressão criada pelas ondas de choque estava imediatamente abaixo do limiar, sugerindo que estava no limite máximo que um som subaquático pode chegar.

Uma melhor compreensão deste fenómeno pode permitir novas investigações nas áreas da biologia e da ciência dos materiais, levando a medicamentos mais eficazes e materiais mais eficientes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …