Cientistas criaram moto-serra com dentes de tubarão (e não é um filme de terror)

Katherine A. Corn et All

Lâmina com dentes de um tubarão Bluntnose Sixgill

Uma equipa de cientistas norte-americanos resolveu criar uma moto-serra com dentes de tubarão para tentar perceber como é que estes temidos predadores caçam. Uma experiência sui generis que mais lembra uma qualquer trama cinematográfica de terror.

Com o sentido de analisar as capacidades de corte de diferentes dentes de tubarão, uma equipa de investigadores colou dentes de quatro espécies diferentes destes predadores a uma moto-serra, que testaram depois em pedaços de salmão cru.

Partiram do conhecimento de que os tubarões agarram a presa de boca aberta, depois de a caçarem, e abanam a cabeça para despedaçar o seu corpo.

Assim, criaram um mecanismo que permitiu reproduzir esse movimento em laboratório, graças ao contributo do metalúrgico Jeffrey Brash, e criaram quatro moto-serras para a experiência – uma com dentes do tubarão-albafar (Hexanchus griseus), outra com dentes do tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), uma terceira com dentes do tubarão-galhudo (Carcharhinus plumbeus) e a quarta com dentes do tubarão-seda (C. falciformis).

No estudo publicado no jornal Royal Society Open Science, nota-se que os dentes mais afiados dos tubarões-tigre, dos tubarões-seda e dos tubarões-galhudo se desgastaram rapidamente, enquanto os dentes menos afiados dos tubarões-albafar revelaram menos desgaste com o tempo.

Katherine A. Corn et All

Exemplos das lâminas da moto-serra com dentes de tubarão.

Exemplos das lâminas da moto-serra com dentes de tubarão.

Os dentes dos tubarões-albafar “mostraram capacidades de corte mais pobres em comparação” com os outros três tipos de tubarões, “mas também não mostraram desgaste com o uso repetido”, sublinham os investigadores.

“Alguns dentes podem estar mais optimizados para cortar muito bem, mas desgastam-se depressa. E outros podem não cortar tão bem, mas não se desgastam tão depressa”, releva Stacy Farina, especialista em biologia evolutiva e de organismos na Universidade de Harvard, em declarações ao Live Science.

Farina refere desta forma, que pode haver uma espécie de compensação entre a capacidade de corte do dente e o desgaste.

A maioria dos tubarões substitui os dentes de forma bastante rápida e os investigadores acreditam que é possível que os que têm os dentes afiados, os mudem mais frequentemente. Mas esse é um assunto para posteriores investigações.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se estão mais afiados são mais finos nas pontas logo têm de se desgastar mais rápido… Penso eu de que… Mas eles é que são os cientistas.

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …