Cientistas criam rim para transplante em laboratório

Cientistas japoneses estão cada vez mais perto de criar em laboratório rins totalmente funcionais para seres humanos, depois dos testes em porcos e ratos terem sido promissores.

No estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Jikei, no Japão, os órgãos foram transplantados para os animais e funcionaram como rins naturais no que diz respeito à passagem da urina, avança a BBC.

Anteriormente, esta operação tinha dado problemas porque a pressão da urina causava inchaços mas foi resolvido com a criação de mais canais para o escoamento do líquido.

Desenvolvidos a partir de células-tronco, estes rins podem ser um motivo de esperança para milhares de pessoas que se encontram à espera de um transplante de rim.

Esta experiência, divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, não é a primeira que se faz no campo da criação de órgãos em laboratório.

Porém, o que a torna diferente é o facto de também incluir o desenvolvimento de uma via urinária e de uma bexiga.

Colocados no sistema urinário de ratos, e depois em porcos por terem um tamanho maior, o conjunto funcionou, pelo menos, oito semanas sem qualquer problema.

“Trata-se de um passo importante. Os dados dos testes com animais são fortes”, afirma Chris Mason, especialista em células-tronco da University College London.

“Não podemos dizer que também vai funcionar em humanos. Ainda estamos longe disso. Mas pelo menos temos terapias como a diálise, a qual pode ser usada enquanto não temos estes rins a funcionar”, alertou.

Enquanto isso não acontece, existem outras técnicas que estão a ser estudadas como, por exemplo, o “rejuvenescimento de órgãos”.

Na Universidade de Harvard, nos EUA, Harald Ott desenvolveu uma técnica que “lava” o tecido de órgãos mortos e insere um estrutura que consegue criar novas células. A partir desta técnica, Ott e a sua equipa também já conseguiram desenvolver rins e pulmões.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …