Novo nano-chip ao estilo de “Star Trek” pode regenerar órgãos e curar lesões

Cientistas da Universidade do Estado de Ohio, EUA, criaram uma tecnologia que pode criar células de qualquer tipo no corpo do paciente para libertar processos de regeneração de órgãos e tecidos, e tudo através de um único toque, informa o site da instituição de ensino.

A tecnologia, chamada “nanotransfeção de tecido” permite criar “elementos de qualquer órgão” danificado pela aplicação de um pequeno microchip para a área lesionada.

O processo demora menos de um segundo e é não-invasivo: o paciente apenas sente uma pequena carga eléctrica que liberta a transformação de uma célula de um tipo para outro.

O microchip já foi testado com sucesso em cobaias e os cientistas pretendem pretendem iniciar testes em humanos em 2018.

Os investigadores acreditam que a tecnologia, divulgada na Nature Nanotechnology, pode ser usada como uma arma contra doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

“Ao usar a nossa tecnologia inovadora, os órgãos comprometidos podem ser substituídos. Conseguimos mostrar que a pele é uma terra fértil onde podemos cultivar os elementos de qualquer órgão que está em declínio”, destacou Chandan Sen, especialista em medicina regenerativa da Universidade Estadual de Ohio.

Segundo o Daily Mirror, “esta descoberta parece ficção científica”, visto que nos filmes Star Trek as personagens usam um dispositivo chamado “regenerador dérmico” para curar instantaneamente queimaduras e cortes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Biólogo cria flor de vidro para desvendar segredo da língua do beija-flor

O biólogo Alejandro Rico-Guevara quis pôr à prova a teoria de que os beija-flor se alimentam através da "ação capilar". Os beija-flores são considerados os pássaros mais rápidos do mundo. Um estudo publicado em 2009 revelou …

Pais da Casa dos Horrores acusados de mais três crimes

O casal Turpin foi acusado de mais três crimes de abuso de menores e a mãe foi ainda acusada de um crime adicional de agressão. Foi marcada uma nova audiência preliminar para dia 14 de …

Altice diz que 99,5% dos clientes tiveram serviços repostos após fogos

A Altice esclareceu que 99,5% dos clientes afetados pelos incêndios tiveram os serviços repostos, depois de ser noticiada a morte de uma mulher na Sertã, cuja casa estava sem telecomunicações desde os fogos de outubro. De …

Com 80 anos, Miguel Castillo foi fazer Erasmus para Itália

Um espanhol, de 80 anos, decidiu que um ataque cardíaco não era motivo para parar de viver. Após reiniciar os estudos na Universidade de Valência, Miguel mudou-se agora para Verona, Itália, onde está a participar …

Governo dá mais um ano para prospeção de petróleo no Alentejo

O Governo prorrogou a licença de prospeção de petróleo por considerar que o atraso na operação não é da responsabilidade do consórcio que integra a Galp. O Governo deu luz verde à prorrogação, por um ano, …

Governo admite empréstimo adicional ao Novo Banco em 2018

O secretário de Estado adjunto e das Finanças sabe que o Novo Banco deverá ter prejuízos em 2017 e que, caso venha a ser necessária a intervenção do Estado, "não deverá haver nenhum impacto adicional" na dívida …

INEM altera sistema para responder mais rápido a reclamações

Depois de dois anos com dificuldades crescentes em responder, no prazo de 15 dias, a todas as queixas que lhe chegaram, o INEM prepara-se agora para mudar de sistema e, assim, recuperar o tempo de …

Noite sangrenta no Afeganistão com mais de 20 mortos em ataques suicidas

O Estado Islâmico e os Taliban reclamaram, este sábado, a autoria de uma vaga de ataques suicidas que varreu durante a noite o Afeganistão, provocando mais de 20 mortos em diversos pontos do país, segundo …

PSP e GNR identificam 70 discotecas e bares de risco

A PSP e a GNR identificaram 70 bares e discotecas em Lisboa, Porto e Albufeira, que representam risco para a segurança pública, no âmbito de uma avaliação pedida pelo Ministério da Administração Interna, em dezembro. Este …

Clima de tensão leva Rio a negociar com Costa fora do Parlamento

A primeira semana de Rui Rio não foi um mar de rosas. O novo líder prepara-se para enfrentar o partido e negociar com o Governo directamente sem passar pelo grupo parlamentar do PSD, caso a …