Cientistas criam laser feito de sangue humano que poderá ajudar a encontrar tumores

Um grupo de investigadores da Universidade de Michigan desenvolveu um laser misturando sangue humano com um corante fluorescente chamado indocianina verde (ICG), que poderá ajudar os médicos a encontrar tumores corporais.

A palavra “laser” transmite a ideia de sistemas eletrónicos complexos, mas, na realidade, os lasers podem ser feitos a partir de uma variedade de materiais – incluindo células vivas.

Para criar um laser, é necessária apenas uma fonte de luz, um material de amplificação, e uma cavidade reflexiva.

Os investigadores criaram uma mistura de corante ICG com sangue humano, que desempenha o papel de amplificador, e que, quando atingida com um laser convencional, faz com que o sangue emita luz.

A equipa descobriu que o ICG não emite luz por si só, mas brilha quando misturado com sangue, uma vez que se liga às proteínas e aumenta a sua capacidade de amplificar a luz.

Como o corante se liga às proteínas do plasma, deverá ser mais visível em áreas com uma alta concentração de vasos sanguíneos.

Tal significa que os tumores, que são alimentados por novos vasos sanguíneos, irão brilhar mais em comparação com as outras áreas, sendo mais fáceis de identificar.

Atualmente, os cientistas só demonstraram a técnica com sangue fora do corpo, mas prevêem que, no futuro, seja possível realizá-la dentro de um corpo vivo –  apenas têm que descobrir o que fará o papel da cavidade reflexiva.

“Eventualmente, iremos também realizar a experiência no corpo humano, mas queremos garantir que o laser está dentro dos limites de segurança recomendados para não queimar o tecido”, afirmou Xudong Fan, um dos investigadores da equipa, citado pelo New Scientist.

Segundo o estudo, publicado na Optical Society, a técnica envolverá injetar o ICG no paciente, e apontar uma laser normal à pele enquanto o brilho é detetado através de uma câmara de infravermelhos.

Mas o sangue nem sequer é o único material estranho usado para criar lasers.

Em 2011, um grupo de investigadores usou uma célula renal viva para amplificar a luz e, em 1970, dois cientistas conseguiram criar um laser com gelatina.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …

Viúva do médico Li Wenliang não quer o seu nome na rua da embaixada chinesa em Washington

A viúva do médico chinês que alertou para a existência do novo coronavírus em Wuhan está contra uma proposta de políticos norte-americanos para dar o nome do marido à rua onde fica a embaixada chinesa …

TAP é a terceira empresa nacional com mais emissões de dióxido de carbono

A companhia aérea TAP passou de quinto para terceiro lugar no ranking das empresas portuguesas com mais emissões de dióxido de carbono, entre 2018 e 2019. De acordo com a associação ambientalista Zero, a TAP é …

PCP também não quer assessores do Governo como interlocutores

Na opinião de Jerónimo de Sousa, o Governo tem o direito de se rodear de assessores e especialistas, mas "deve ser sempre alguém do Governo" a discutir com os partidos na Assembleia da República. O secretário-geral …

10 de Junho vai ser celebrado no Mosteiro dos Jerónimos

As comemorações do Dia de Portugal, no dia 10 de junho, vão ser celebradas com uma "cerimónia simbólica" no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. O Dia de Portugal vai ser assinalado com uma “cerimónia simbólica” …

Oposição condena aumento do preço do combustível na Venezuela e apela a protestos

A oposição condenou no domingo a decisão do Presidente Nicolás Maduro de aumentar o preço da gasolina, que pela primeira vez será afixado em dólares norte-americanos e apelou à população para "levantar a voz de …