Cientistas criam laser feito de sangue humano que poderá ajudar a encontrar tumores

Um grupo de investigadores da Universidade de Michigan desenvolveu um laser misturando sangue humano com um corante fluorescente chamado indocianina verde (ICG), que poderá ajudar os médicos a encontrar tumores corporais.

A palavra “laser” transmite a ideia de sistemas eletrónicos complexos, mas, na realidade, os lasers podem ser feitos a partir de uma variedade de materiais – incluindo células vivas.

Para criar um laser, é necessária apenas uma fonte de luz, um material de amplificação, e uma cavidade reflexiva.

Os investigadores criaram uma mistura de corante ICG com sangue humano, que desempenha o papel de amplificador, e que, quando atingida com um laser convencional, faz com que o sangue emita luz.

A equipa descobriu que o ICG não emite luz por si só, mas brilha quando misturado com sangue, uma vez que se liga às proteínas e aumenta a sua capacidade de amplificar a luz.

Como o corante se liga às proteínas do plasma, deverá ser mais visível em áreas com uma alta concentração de vasos sanguíneos.

Tal significa que os tumores, que são alimentados por novos vasos sanguíneos, irão brilhar mais em comparação com as outras áreas, sendo mais fáceis de identificar.

Atualmente, os cientistas só demonstraram a técnica com sangue fora do corpo, mas prevêem que, no futuro, seja possível realizá-la dentro de um corpo vivo –  apenas têm que descobrir o que fará o papel da cavidade reflexiva.

“Eventualmente, iremos também realizar a experiência no corpo humano, mas queremos garantir que o laser está dentro dos limites de segurança recomendados para não queimar o tecido”, afirmou Xudong Fan, um dos investigadores da equipa, citado pelo New Scientist.

Segundo o estudo, publicado na Optical Society, a técnica envolverá injetar o ICG no paciente, e apontar uma laser normal à pele enquanto o brilho é detetado através de uma câmara de infravermelhos.

Mas o sangue nem sequer é o único material estranho usado para criar lasers.

Em 2011, um grupo de investigadores usou uma célula renal viva para amplificar a luz e, em 1970, dois cientistas conseguiram criar um laser com gelatina.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: maior votação em 20 anos. PPE e socialistas juntos sem maioria

A taxa de participação nas eleições europeias, realizadas entre quinta-feira e hoje nos 28  Estados-membros da União Europeia, fixou-se nos 50,5%, a mais elevada dos últimos 20 anos e oito pontos acima do anterior sufrágio. Segundo …

Os anéis de Saturno estão a desaparecer (e a culpa é nossa)

Recentemente, um grupo de cientistas alertou que os anéis de Saturno podem vir a desaparecer devido às futuras explorações humanas.  Exploradores de asteróides e bilionários da tecnologia poderão roubar pedras preciosas do Espaço num futuro próximo, …

Forte tempestade faz reaparecer floresta pré-histórica no Reino Unido

A tempestade Hannah, que levou fortes marés e ventos ao Reino Unido, voltou a trazer à luz restos de árvores de uma floresta pré-histórica com cerca de 4.500 anos. Os vestígios estiveram escondidos durante anos …

PS vence Europeias. BE e PAN sorriem, CDS à espera de confirmar resultado catastrófico

As primeiras projeções aos resultados eleitorais geraram palmas e um ambiente efusivo por parte dos militantes do PS. O CDS é um dos grandes derrotados da noite e o PAN a surpresa. As eleições para …

Conan Osiris vence prémio de mais mal vestido em palco

Não é o prémio que Portugal esperava, mas é um prémio. Conan Osiris venceu o Barbara Dex Award, atribuído ao participante do Festival Eurovisão da Canção que veste a pior indumentária em palco. Conan Osiris é …

O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente).  Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para …

Se chover durante a estadia, esta ilha italiana reembolsa os turistas

Há uma ilha italiana que reembolsa os turistas em aso de chuva. A iniciativa desafia as unidades hoteleiras a reembolsarem os clientes se chover mais de duras horas durante o dia. Se é daquelas pessoas que …

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …