Cientistas criam disco rígido que armazena um bit num único átomo

International Business Machines (IBM)

Os criadores do disco atómico

Os criadores do disco atómico

A empresa norte-americana IBM conseguiu armazenar um bit num único átomo. Nos discos rígidos mais utilizados são precisos cerca de 100 mil átomos para armazenar a mesma quantidade de informação.

No estudo publicado na Nature, a IBM explica que seria possível armazenar todo o catálogo da iTunes (cerca de 35 milhões de músicas) num único disco do tamanho de um cartão de crédito através desta nova técnica.

Este sistema utiliza átomos de Holmium em cima de uma superfície de óxido de magnésio que mantém os polos magnéticos dos átomos estáveis, mesmo na presença de outros elementos magnéticos. A orientação destes polos determina se o átomo constitui uma informação de 0 ou 1.

Para gravar neste sistema de armazenamento, uma agulha microscópica induz a corrente a mudar a orientação do átomo. E, para ler a informação, basta medir a corrente magnética que passa por cada átomo, que varia se os polos estiverem para cima ou para baixo.

Infelizmente, a tecnologia não deve chegar ao mercado nos próximos meses porque, para funcionar corretamente, é necessário um microscópio eletrónico arrefecido com hidrogénio líquido no vácuo.

O investigador Christopher Lutz explica que o armazenamento à escala atómica ainda deve estar a décadas de poder ser comercializado. Nesta fase, a equipa está a obter apenas os primeiros resultados e ainda falta desenvolver os processos de fabrico sustentáveis e que os átomos permitam guardar dados durante longos períodos de tempo.

Mas, agora, os cientistas poderão usar tudo o que aprenderam para desenvolver um novo armazenamento de alta densidade que funcione fora de um laboratório, provavelmente usando um pequeno número de átomos que pode ajudar uns aos outros a permanecerem estáveis à temperatura ambiente.

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …