Cientistas descobrem círculos estranhos em Marte

NASA / JPL-Caltech / University of Arizona

Círculos em Marte

Uma coleção de círculos estranhos foi avistada em Marte. Essas dunas de areia – nome dado por investigadores da NASA – são “quase perfeitamente circulares”.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) detetou as formas ao estudar como a granizo descongela no final do inverno no planeta.

“Dunas de areia de muitas formas e tamanhos são comuns em Marte. Neste exemplo, as dunas são quase perfeitamente circulares, o que é invulgar”, explicou a NASA numa declaração, citada pelo Study Finds.

“São ligeiramente assimétricas, com faces escarpadas nos extremos sul. Isto indica que a areia move-se geralmente para o sul, mas os ventos podem ser variáveis. Isto faz parte de uma série de imagens para monitorizar como o granizo desaparece no final do inverno; esta observação parece estar livre de granizo”, acrescenta a nota.

A MRO tem estado em órbita e estudado Marte desde 2006. Foi concebido para estudar a geologia e o clima do planeta, fornecer reconhecimento de futuros locais de aterragem e transmitir dados de missões de superfície de volta à Terra.

No início deste ano, captou o que parecia ser o rosto de um urso na superfície de Marte. A imagem foi captada em dezembro, de uma altura de 251 quilómetros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.