Cientistas britânicos descobrem calcanhar de Aquiles do cancro

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Um grupo de investigadores britânicos garante ter encontrado o calcanhar de Aquiles do cancro, um ponto fraco através do qual vão tentar combater finalmente a doença.

Esta descoberta, que poderá vir a revelar-se fundamental no combate à doença, foi feita por uma equipa de investigação da University College London e da Cancer Research UK, revela o The Telegraph.

Segundo o jornal britânico, estes investigadores descobriram que todas as células cancerígenas têm um ponto fraco que as denuncia, ou seja, uma espécie de “bandeira” que as sinaliza.

Desta forma, estas mesmas células podem ser descobertas pelo sistema imunitário, independentemente do facto de estarem sempre em constante mutação.

Qual é então o problema? Geralmente, o nosso sistema imunitário consegue identificar essas células graças a este “calcanhar de Aquiles”, mas não consegue replicar-se em número suficiente para atacá-las de uma forma eficaz.

Por isso, a estratégia avançada por estes investigadores passa por encontrar essas células do sistema imunitário, multiplicá-las e voltar a introduzi-las no organismo do paciente. O próximo passo poderá ser o desenvolvimento de uma nova vacina que usa este mesmo método.

Charles Swanton, o co-autor do estudo e professor do Instituto de Cancro da universidade londrina, afirma que esta descoberta “pode melhorar de forma significativa a taxa de sobrevivência” de pacientes com cancro.

“É emocionante. (…) É como se fosse o calcanhar de Aquiles destas células para podermos ir atrás delas”, afirma.

“Isto dá-nos a possibilidade de olhar para os tumores dos pacientes de uma forma individual e perceber qual o melhor tratamento para cada um deles”.

Também o professor Peter Johnson, do Cancer Research UK, diz que este estudo “preenche algumas falhas” e ajuda a perceber porque é que alguns tratamentos falharam no passado.

“Esta fascinante pesquisa dá-nos pistas importantes sobre um tratamento específico, feito à medida para cada paciente, usando o seu sistema imunológico”, explica.

“Penso que vamos olhar para trás daqui a cinco anos e vamos pensar que este foi o momento em que percebemos melhor o cancro”. A equipa britânica espera avançar com os primeiros tratamentos dentro de dois ou três anos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …