Cientistas aumentaram a longevidade de vermes em 500% (e isso é bom para os humanos)

(dr) Caltech

Uma equipa internacional de cientistas identificou vias celulares sinérgicas responsáveis pela longevidade em vermes da espécie C. elegans, conseguindo através destas aumentar a vida útil destes organismos até cinco vezes.

De acordo com o portal Science Alert, os cientistas conseguiram o aumento na esperança de vida através de algumas alterações genéticas nestes organismos.

Para já, o aumento na longevidade só foi possível nestes nemátodos redondos, que têm um ciclo de vida muito curto – três a quatro semanas -, o que os torna muito fáceis de monitorizar durante o procedimento científico.

De acordo com um dos cientistas envolvidos no estudo, citado pelo portal Futurism, o aumento conseguido nestes vermes é equivalente a 400 ou 500 anos de vida humana.

As vias celulares identificadas também estão presentes no corpo humano, levando os cientistas a acreditar que esta investigação, cujos resultados foram em julho de 2019 publicados na Cell Reports, podem abrir portas para prolongar a vida saudável do Homem.

Atualmente, já há uma série de medicamentos a serem desenvolvidos para aumentar a longevidade humana alterando estas mesmas vias celulares.

“A descoberta do efeito sinérgico abre as portas para terapias anti envelhecimento ainda mais eficazes”, disse a equipa, citada em comunicado.

“A extensão sinérgica é realmente selvagem (…) O efeito não é um mais um igual a dois, mas antes um mais um igual a cinco. As nossas descobertas demonstram que nada na natureza existe no vácuo. Para desenvolver tratamento anti-envelhecimento mais eficazes, precisamos de olhar para as redes de longevidade e não para os caminhos individuais”, disse Jarod Rollins, um dos autores da investigação.

Investigação abre portas a novas terapias

Em comunicado, os cientistas explicam que é agora necessário perceber como é que estas vias sinalizadas interagem. “Apesar da nossa descoberta das vias celulares que governam o envelhecimento nos vermes da espécie C. elegans, ainda não é claro como é que estas interagem“, disse Hermann Haller, presidente do Laboratório Biológico MDI.

“Ao ajudar a caracterizar estas interações, os nosso cientistas estão a preparar o caminho para as terapias necessárias para aumentar a esperança média de vida saudável de uma população que envelhece rapidamente”, rematou o especialista.

A investigação foi levada a cabo por cientistas do Laboratório Biológico MDI, nos Estados Unidos, em colaboração com o Buck Institute for Research on Aging, também nos Estados Unidos, e a Universidade de Nanjing, na China.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …