Cientistas apontam o tecido mais notável do corpo humano: os testículos

levitateme / Flickr

-

Os testículos foram identificados como “o tipo mais peculiar de tecido” do corpo humano, num atlas produzido pelo Instituto Real de Tecnologia na Suécia.

Os investigadores identificaram que proteínas estão activas em cada tecido do corpo humano. Diversos testes mostraram que os testículos precisam das proteínas mais diferenciadas para funcionar.

No estudo, a equipa de investigadores usou anticorpos criados para se acoplar a diferentes proteínas, e expuseram 32 tipos de tecido – representando os maiores órgãos do corpo – a esses anticorpos, para verificar quais se prendiam e saber que proteínas se encontravam ativas.

Quase 1000 proteínas mostraram-se mais activas no tecido dos testículos do que em qualquer outro lugar do corpo – mais precisamente, 999 proteínas.

O cortex cerebral tinha apenas 318 proteínas activas; o fígado, 172; e os músculos lisos, 0.

O coordenador do projeto, Mathias Uhlen, explica à BBC que os testículos podem ser únicos devido ao complicado método de produção de espermatozóides, que precisam de ter mais que o dobro de DNA que uma célula normal.

Além disso, os testículos são distintos porque se focam em produzir um grande número de espermatozóides, sem erros no código genético.

Mutações numa célula normal podem eventualmente levar ao cancro. Mas uma mutação nos espermatozóides pode tornar impossível que eles fertilizem um óvulo.

DR tidningencurie.se

Mathias Uhlen, director científico do SciLifeLab, em Estocolmo, Suécia

Mathias Uhlen, director científico do SciLifeLab, em Estocolmo, Suécia

A Máquina de fabricar proteínas

O Atlas das Proteínas Humanas é considerado “um instrumento de grande importância” para a investigação científica e o desenvolvimento de novos medicamentos.

O DNA humano contém instruções para a criação de 20 mil proteínas – as peças da “maquinaria” necessária para fazer o nosso corpo funcionar.

A combinação de proteínas activas numa determinada célula determina a sua função no organismo.

Uma célula responsável por filtrar o sangue no rim trabalha de forma diferente – com proteínas diferentes – de uma célula do cérebro, por exemplo.

A descoberta de que funções são desempenhadas por cada proteína nas diferentes partes do corpo tem importantes implicações para a medicina.

“Se estivermos a investigar desordens neurológicas ou cerebrais, ou ainda doenças degenerativas como o Alzheimer, obviamente é interessante saber que proteínas estão mais activas no cérebro”, diz Uhlen.

“Também há cerca de 600 proteínas que são os alvos de todas as drogas farmacêuticas. Podemos apontar esses alvos no corpo humano e ter indicação de efeitos colaterais.”

A investigação vai ajudar os cientistas a criar um “atlas das patologias“, que mostrará o que está errado num corpo humano doente, e que proteínas estão envolvidas.

Ewan Birney, director do Instituto de Bioinformática Europeu, afirma que o projecto pode complementar o rápido avanço da exploração do DNA.

“Será um recurso fundamental para os alicerces do Projeto do Genoma Humano”, diz Birney.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres. De acordo com o jornal, a primeira-ministra …

Os percevejos andaram ao lado do T-rex (e sobreviveram ao asteróide que matou os dinossauros)

Percevejos têm sido companheiros parasitas de outras espécies além dos humanos durante mais de cem milhões de anos, tendo caminhado na terra ao mesmo tempo que os dinossauros. Uma equipa internacional de cientistas comparou o ADN …

Soflusa em greve pela contratação de mais profissionais

Esta quinta e sexta-feira, os mestres da Soflusa fazem greve parcial de três horas por turno e greve às horas extraordinárias pela contratação de novos profissionais. Os mestres da Soflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre …