Cientistas apontam o tecido mais notável do corpo humano: os testículos

levitateme / Flickr

-

Os testículos foram identificados como “o tipo mais peculiar de tecido” do corpo humano, num atlas produzido pelo Instituto Real de Tecnologia na Suécia.

Os investigadores identificaram que proteínas estão activas em cada tecido do corpo humano. Diversos testes mostraram que os testículos precisam das proteínas mais diferenciadas para funcionar.

No estudo, a equipa de investigadores usou anticorpos criados para se acoplar a diferentes proteínas, e expuseram 32 tipos de tecido – representando os maiores órgãos do corpo – a esses anticorpos, para verificar quais se prendiam e saber que proteínas se encontravam ativas.

Quase 1000 proteínas mostraram-se mais activas no tecido dos testículos do que em qualquer outro lugar do corpo – mais precisamente, 999 proteínas.

O cortex cerebral tinha apenas 318 proteínas activas; o fígado, 172; e os músculos lisos, 0.

O coordenador do projeto, Mathias Uhlen, explica à BBC que os testículos podem ser únicos devido ao complicado método de produção de espermatozóides, que precisam de ter mais que o dobro de DNA que uma célula normal.

Além disso, os testículos são distintos porque se focam em produzir um grande número de espermatozóides, sem erros no código genético.

Mutações numa célula normal podem eventualmente levar ao cancro. Mas uma mutação nos espermatozóides pode tornar impossível que eles fertilizem um óvulo.

DR tidningencurie.se

Mathias Uhlen, director científico do SciLifeLab, em Estocolmo, Suécia

Mathias Uhlen, director científico do SciLifeLab, em Estocolmo, Suécia

A Máquina de fabricar proteínas

O Atlas das Proteínas Humanas é considerado “um instrumento de grande importância” para a investigação científica e o desenvolvimento de novos medicamentos.

O DNA humano contém instruções para a criação de 20 mil proteínas – as peças da “maquinaria” necessária para fazer o nosso corpo funcionar.

A combinação de proteínas activas numa determinada célula determina a sua função no organismo.

Uma célula responsável por filtrar o sangue no rim trabalha de forma diferente – com proteínas diferentes – de uma célula do cérebro, por exemplo.

A descoberta de que funções são desempenhadas por cada proteína nas diferentes partes do corpo tem importantes implicações para a medicina.

“Se estivermos a investigar desordens neurológicas ou cerebrais, ou ainda doenças degenerativas como o Alzheimer, obviamente é interessante saber que proteínas estão mais activas no cérebro”, diz Uhlen.

“Também há cerca de 600 proteínas que são os alvos de todas as drogas farmacêuticas. Podemos apontar esses alvos no corpo humano e ter indicação de efeitos colaterais.”

A investigação vai ajudar os cientistas a criar um “atlas das patologias“, que mostrará o que está errado num corpo humano doente, e que proteínas estão envolvidas.

Ewan Birney, director do Instituto de Bioinformática Europeu, afirma que o projecto pode complementar o rápido avanço da exploração do DNA.

“Será um recurso fundamental para os alicerces do Projeto do Genoma Humano”, diz Birney.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O novo Bugatti Centodieci é mais caro do que um caça F-16

https://vimeo.com/354910872 Fica mais barato comprar um caça Lockheed F-16 de 1980 usado, do que comprar o novo Bugatti Centodieci. O exclusivo veículo da marca italiana custa 8 milhões de dólares O Centodieci, o novo modelo da Bugatti, …

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …