Estudo alerta: estamos prestes a enfrentar um apocalipse ecológico

Se “os insetos representam cerca de dois terços da vida na Terra”, o que está a acontecer na Alemanha é preocupante: cerca de 76% dos “bichos voadores” desapareceram nos últimos 27 anos.

Uma equipa de cientistas liderada por Hans de Kroon, investigador da Universidade de Nijmegen, nos Países Baixos, descobriu que os insetos voadores nas reservas naturais da Alemanha diminuíram em mais de 75% nos últimos 27 anos, período de tempo que durou a sua investigação. O estudo foi publicado na revista Plos One.

De acordo com o The Guardian, ainda que recolhidos em território alemão, estes dados são significativos para todos os lugares do mundo onde predomine a agricultura.

O professor Dave Goulson, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, adverte que os insetos são parte integrante da vida na Terra e uma perda tão relevante como esta levanta a preocupação de que estamos a “caminho de um apocalipse ecológico”.

Para chegar a estas conclusões, dezenas de especialistas participaram desde 1989 numa investigação que capturou mais de 1500 exemplares de insetos voadores em 63 reservas naturais da Alemanha.

No fim estabeleceu-se que, durante 27 anos, ocorreu uma diminuição de 76% na biomassa total das espécies em áreas protegidas.

“O facto de que a quantidade de insetos voadores se encontre em diminuição numa taxa tão alta e numa área tão grande é uma descoberta alarmante“, comentou Hans de Kroon. Por sua vez, o seu colega Dave Goulson indicou que “os insetos representam cerca de dois terços de toda a vida na Terra, mas tem havido um declínio horrível.

“Parece que a Terra se está a tornar inóspita para a maioria das formas de vida e que atualmente estamos a caminhar para um apocalipse ecológico. Se perdermos os insetos, tudo vai colapsar”, explicou Goulson.

As causas de tão massiva diminuição são, até ao momento, imprecisas, mas a comunidade científica assinala que os fatores mais prováveis são a destruição de áreas silvestres, o uso generalizado de pesticidas e as alterações climáticas.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Lembro-me de ser miúdo e haver milhares de pirilampos que de repente desapareceram. Depois é que apareceu o pirilampo mágico mas com muita pena minha, nunca conseguiu ressuscitar os seus amiguinhos.

  2. Eu teria mais cuidado com estes títulos fantásticos, há quem traduza isto como tenha desaparecido 75% dos insectos no globo, e isso não me parece ser verdade. Ainda vamos ver os mais voluntariosos a construírem “quintas de insectos” para compensar o uso de pesticidas e o aquecimento global. Um pouco mais a sério, a polinização continua a ser feita pelos insectos, ainda há os suficientes para isso, não vejo queixas dos agricultores. Estas notícias de “exageros” não são muito salutares e só servem os agiotas que vão querer ganhas com isto. Um dia ainda vamos ver uns pacotes de ovos de insectos à venda, como se fossem sementes. É o que eu penso…

  3. Há cerca de 50 anos a possibilidade de poluição atmosférica a nível global era uma hipótese”exagerada” e pouco salutar.

    Há cerca de 100 possibilidade de poluição da água a nível global era uma hipótese”exagerada” e pouco salutar.

    Um dia ainda vamos ver condomínios para privilegiados servidos de uma central de ar purificado e de água devidamente tratada. É o que eu penso…

  4. >>> No ano passado o presidente dos EUA achava exagerado tudo o que se conotava com prevenção do meio ambiente, cuja visão curta fez desvincular o seu pais do Protocolo de Kyoto e de todos os outros; como resposta recebeu furacões (os quais têm vindo a aumentar como “vingança” da natureza) e viu que também se gasta muito dinheiro na reparação dos malefícios…

    Quando teremos a humildade pós-moderna em acreditar nos primeiros “alertas” científicos ?
    Estas notícias, mesmo que a 90 % fiáveis, o que já é muito, obrigam-nos a pensar e começar a deixar o carrinho em casa ou na praça da aldeia e vir de transps publicos ou bicicleta ao trabalho, ainda que com máscara, para já; obrigam-nos a não fazer tanto lixo e reciclá-lo, etc.
    Eu faço isto, ainda que o meu nível socio-económico seja bem mais baixo do que o daqueles que consomem, sujam e enxovalham todo este planeta! Deve haver boa vontade, o tempo já é escasso para o que há muito é anunciado.

RESPONDER

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …