/

Cientistas alemães tentam criar vacina universal contra o cancro

USACE Europe District / Flickr

-

Um grupo cientistas alemães está a tentar criar uma vacina universal contra o cancro graças a uma técnica que ensina o sistema imunitário a atacar os tumores.

Segundo um estudo publicado na Nature, os investigadores da Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz (Alemanha), utilizaram nanopartículas com ARN de um tumor para simular a intrusão de um agente patogénico para a corrente sanguínea e desencadear uma resposta autoimune.

A revista sublinha que os investigadores alemães conseguiram induzir respostas antitumor em ratinhos e, numa primeira fase experimental em seres humanos, em três pacientes com melanoma avançado.

A investigação, “provavelmente, representa um passo no sentido de uma vacina universal contra o cancro“, escreve a revista.

Os cientistas já descobriram que é difícil encontrar mecanismos de vacinação eficazes porque as células cancerígenas são semelhantes em muitos aspetos ao normal, de modo que o sistema imunológico evita atacar.

O método só produz uma resposta defensiva eficiente quando as células cancerígenas produzem antígenos – substâncias que fomentam a criação de anticorpos – distintos do que produzem as células saudáveis.

Outro dos fatores que limitam a resposta imune ao cancro é que o crescimento dos tumores não é acompanhado de sinais inflamatórios importantes, como as que ocorrem durante a infeção microbiana, que dispara a resposta autoimune.

Por este motivo, o sistema imunitário em ocasiões tolera, ou promove, a formação de um tumor.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.