Cientista confirma, as alterações climáticas são provocadas pelo Homem

Nos últimos tempos, muitos têm sido os debates em torno das alterações climáticas. De um lado, estão os que rejeitam qualquer responsabilidade dos humanos, alegando que as mudanças climáticas são naturais e cíclicas. O outro lado, que inclui a maior parte da comunidade científica, defende que o Homem é o grande responsável pelo aquecimento global.

Shaun Lovejoy, um físico da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, acredita ter resolvido esta questão. De acordo com a sua investigação, a possibilidade de as alterações climáticas serem provocadas por causas naturais é de menos de um por cento.

Para chegar a esta conclusão, Lovejoy aplicou métodos estatísticos para calcular a probabilidade de o aquecimento global poder ser causado por variações climáticas da terra.

Para saber a extensão da variabilidade antes de a intervenção humana ter implicações na natureza, e para analisar as flutuações do clima ao longo dos anos, o responsável pelo estudo recolheu dados sobre os níveis de temperatura em meados do ano de 1880 – altura em que terão tido início as variações climáticas na Terra.

Estes estudos envolveram uma série de análises a factores naturais, como núcleos de gelo, anéis de árvores e sedimentos de lagos.

Relativamente à era industrial, Lovejoy incorporou na sua análise os níveis de dióxido de carbono produzido por combustíveis fósseis, como factor representativo da intervenção do Homem na natureza.

Embora esta pesquisa não utilize qualquer modelo de computador, como a maioria dos estudos sobre sobre esta matéria, os seus resultados estão em linha com as conclusões do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas.

No estudo, Lovejoy prevê, com 95 por cento de confiança, que um aumento de 50 por cento de emissões de dióxido de carbono vai causar um aumento da temperatura entre os 2,5 e os 4,2 graus Celsius no planeta.

CG, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Cientista confirma, as alterações climáticas são provocadas pelo Homem” e não é que este titulo está completamente certo??!!!
    – Por acaso, para além do “homem”, algum outro animal – ou ser vivente – domina e pratica as técnicas da Manipulação Climática, isto é: a GeoEngenharia Climática???

    Outra verdade: “De acordo com a sua investigação, a possibilidade de as alterações climáticas serem provocadas por causas naturais é de menos de um por cento.”
    – Como é óbvio, o cientista estava a referir-se ao H.A.A.R.P e a outras Manipulações Climáticas…. mas, esqueceu-se de dizer….
    A assim vamos andando… com o Zé Povinho a adorar ser enganado.
    Assim “é que é porreiro, pah!”… porque, deste modo, os “cachorrões” grandes continuam a fazer apenas o que lhes apetece em benefício dos seus interesses políticos e económicos…
    Estamos em pela Guerra Climática… mas, soma e segue mais do mesmo…. até ver….
    assinado: Maria da maia

    • Nada como uma “boa” teoria conspiração para entreter a malta “desocupada”!!
      Para quem não for muito exigente, essa da “Manipulação Climática, está boa!…

  2. “xutando” para canto: trá-lá-lá-lá-lá….trá-lá-láaaa….. lá-lá-lá….
    assinado: Maria da Maia
    (finalmente identificando quem é a desocupada personagem: “Eu!” 🙂 🙂
    enfim… à falta de melhor, haja paciência!!!….)

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …