Cientista confirma, as alterações climáticas são provocadas pelo Homem

3

Nos últimos tempos, muitos têm sido os debates em torno das alterações climáticas. De um lado, estão os que rejeitam qualquer responsabilidade dos humanos, alegando que as mudanças climáticas são naturais e cíclicas. O outro lado, que inclui a maior parte da comunidade científica, defende que o Homem é o grande responsável pelo aquecimento global.

Shaun Lovejoy, um físico da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, acredita ter resolvido esta questão. De acordo com a sua investigação, a possibilidade de as alterações climáticas serem provocadas por causas naturais é de menos de um por cento.

Para chegar a esta conclusão, Lovejoy aplicou métodos estatísticos para calcular a probabilidade de o aquecimento global poder ser causado por variações climáticas da terra.

Para saber a extensão da variabilidade antes de a intervenção humana ter implicações na natureza, e para analisar as flutuações do clima ao longo dos anos, o responsável pelo estudo recolheu dados sobre os níveis de temperatura em meados do ano de 1880 – altura em que terão tido início as variações climáticas na Terra.

Estes estudos envolveram uma série de análises a factores naturais, como núcleos de gelo, anéis de árvores e sedimentos de lagos.

Relativamente à era industrial, Lovejoy incorporou na sua análise os níveis de dióxido de carbono produzido por combustíveis fósseis, como factor representativo da intervenção do Homem na natureza.

Embora esta pesquisa não utilize qualquer modelo de computador, como a maioria dos estudos sobre sobre esta matéria, os seus resultados estão em linha com as conclusões do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas.

No estudo, Lovejoy prevê, com 95 por cento de confiança, que um aumento de 50 por cento de emissões de dióxido de carbono vai causar um aumento da temperatura entre os 2,5 e os 4,2 graus Celsius no planeta.

CG, ZAP

3 Comments

  1. “Cientista confirma, as alterações climáticas são provocadas pelo Homem” e não é que este titulo está completamente certo??!!!
    – Por acaso, para além do “homem”, algum outro animal – ou ser vivente – domina e pratica as técnicas da Manipulação Climática, isto é: a GeoEngenharia Climática???

    Outra verdade: “De acordo com a sua investigação, a possibilidade de as alterações climáticas serem provocadas por causas naturais é de menos de um por cento.”
    – Como é óbvio, o cientista estava a referir-se ao H.A.A.R.P e a outras Manipulações Climáticas…. mas, esqueceu-se de dizer….
    A assim vamos andando… com o Zé Povinho a adorar ser enganado.
    Assim “é que é porreiro, pah!”… porque, deste modo, os “cachorrões” grandes continuam a fazer apenas o que lhes apetece em benefício dos seus interesses políticos e económicos…
    Estamos em pela Guerra Climática… mas, soma e segue mais do mesmo…. até ver….
    assinado: Maria da maia

    • Nada como uma “boa” teoria conspiração para entreter a malta “desocupada”!!
      Para quem não for muito exigente, essa da “Manipulação Climática, está boa!…

  2. “xutando” para canto: trá-lá-lá-lá-lá….trá-lá-láaaa….. lá-lá-lá….
    assinado: Maria da Maia
    (finalmente identificando quem é a desocupada personagem: “Eu!” 🙂 🙂
    enfim… à falta de melhor, haja paciência!!!….)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.