Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades de Itália, Polónia e República Checa.

Um novo estudo, conduzido pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), em colaboração com investigadores do Instituto Suíço de Saúde Pública e Tropical (TPH) e da Universidade de Utrecht, estimou, pela primeira vez, o peso da mortalidade atribuível à poluição do ar em mais de mil cidades da Europa.

O artigo científico, publicado no dia 19 de janeiro na The Lancet Planetary Health, inclui um ranking das cidades europeias com maior mortalidade atribuível a cada um dos dois poluentes do ar estudados: partículas finas (PM2,5) e dióxido de azoto (NO2).

Segundo o EurekAlert, os resultados deste estudo revelam que, se todas as cidades analisadas conseguissem cumprir os níveis de PM2,5 e NO2 recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 51.900 mortes prematuras poderiam ser evitadas a cada ano, respetivamente.

O artigo científico indica ainda que, se todas as cidades fossem capazes de corresponder aos registos de qualidade do ar da cidade menos poluída, a mortalidade evitável seria significativamente maior: 125 mil mortes prematuras evitáveis ​​a cada ano graças à redução das concentrações de PM2,5 e 79 mil devido à redução do NO2.

Sasha Khomenko, do ISGlobal, explicou que os piores dados de mortalidade associados ao dióxido de azoto, um gás tóxico associado ao tráfego rodoviário, são encontrados em grandes cidades de Espanha, Bélgica, Itália ou França.

Já em relação às partículas finas, as cidades com maior carga de mortalidade encontram-se na região italiana da Planície de Padana, no sul da Polónia e no leste da República Checa.

Do lado oposto, estão as cidades com a menor carga de mortalidade atribuível à poluição do ar, tanto na classificação PM2,5 quanto na classificação NO2, como Reykjavik (Islândia) e Tromso (Noruega), cidades do norte da Europa.

Para consultar os rankings e os dados de cada uma das cidades, o ISGlobal criou o site www.isglobalranking.org, disponível em inglês, espanhol e catalão.

Segundo o estudo, as dez cidades europeias com a maior carga de mortalidade atribuível à poluição por PM2.5 são: Brescia (Itália); Bergamo (Itália); Karviná (República Checa); Vicenza (Itália); União Metropolitana da Alta Silésia (Polónia); Ostrava (República Checa); Jastrzebie-Zdrój (Polónia); Saronno (Itália); Rybnik (Polónia) e Havírov (República Checa).

Já as dez cidades com a maior carga de mortalidade associada ao NO2 são: Madrid (Espanha); Antuérpia (Bélgica); Turim (Itália); Paris (França); Milão (Itália); Barcelona (Espanha); Mollet del Vallès (Espanha); Bruxelas (Bélgica); Herne (Alemanha) e, por fim, Argenteuil – Bezons (França).

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …