Cidade mais quente do Japão cria guarda-chuva que protege as crianças do sol

As crianças que vivem em Kumagaya, a cidade mais quente do Japão, receberão guarda-chuvas especialmente concebidos para as proteger do calor, após um verão que atingiu temperaturas inéditas em muitas partes do país.

As autoridades locais de Kumagaya, na província de Saitama, conceberam um guarda-chuva que mantém afastada a chuva e que atua também como um guarda-sol, informou o Mainichi Shimbun, citado pelo Guardian. Com apenas 336 gramas, será distribuído para a 9 mil crianças de escolas primárias na próxima semana.

Kumagaya, uma cidade de cerca de 195 mil habitantes, localizada a 60 quilómetros a norte de Tóquio, regista regularmente as temperaturas mais altas do Japão, em parte como resultado dos ventos quentes criados pelo Efeito Foehn.

Nos últimos dois anos, o governo local tem aconselhado as crianças a protegerem-se do sol com guarda-chuvas, de forma a evitar uma insolação. Mas foram surgindo dúvidas sobre a sua eficácia no bloqueio da luz solar.

Os responsáveis desenvolveram então um guarda-chuva de fibra de vidro amarelo, que protegem as crianças do sol e obrigam-nas a manter uma distância razoável umas das outras, eliminando a necessidade de usarem máscaras para evitar a propagação do coronavírus.

No final de junho, o Japão registou a sua pior vaga de calor desde 1875 – primeiro ano de que há registo -, após um fim prematuro da estação das chuvas. Nesse mesmo mês, a cidade de Isesaki, a norte de Tóquio, marcou a temperatura mais alta de sempre no país: 40,2 graus.

Em julho de 2018, Kumagaya registou 41.1 graus – um recorde que partilha com a cidade de Hamamatsu, no centro do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.