Há uma cidade brasileira que é “gémea” de Lisboa

Universidade de Brasília / Flickr

A influência portuguesa é notória na arquitetura da cidade de São Luís do Maranhão, que tem muita inspiração do período barroco pombalino.

São Luís do Maranhão, no Brasil, é uma cidade conhecida pelo seu belo centro histórico. Mas há algo que passa despercebido na sua paisagem pitoresca: a cidade é muitas vezes considerada uma “gémea” da capital portuguesa, Lisboa.

Isto deve-se à grande influência da arquitetura portuguesa, mais especificamente do período barroco pombalino, que teve o seu auge em Lisboa após o terramoto de 1755, explica a Vortex Mag.

Este estilo arquitetónico chegou a São Luís através da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, um empreendimento que teve grande importância no desenvolvimento económico da região.

A arquitetura barroca pombalina presente na cidade, que remonta aos séculos XVII e XVIII, encontra-se principalmente na Rua Portugal, com edifícios notáveis como o Museu de Artes Visuais.

O Centro Histórico da cidade estende-se ao longo de 220 hectares e abriga diversos tipos de construções, desde sobrados com até quatro pisos a casas térreas e solares, luxuosos para os mais ricos. Entre as edificações mais icónicas estão o Palácio dos Leões, a Catedral de São Luís, o Palácio de La Ravardière, e diversos conventos e igrejas que narram a simbolizam o passado colonial do Brasil.

A arquitetura colonial portuguesa foi também adaptada ao clima quente e húmido local. As fachadas são muitas vezes cobertas com azulejos para impermeabilização, e as plantas das casas foram projetadas em formatos de “L” ou “U”.

Além da beleza, a conservação deste património é uma forma de preservar a memória coletiva e a identidade cultural tanto do Brasil como da herança portuguesa. Desde 1997, o Centro Histórico de São Luís do Maranhão é considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, um reconhecimento que ressalta o excelente estado de preservação das suas características originais.

Para os interessados em história e cultura, São Luís do Maranhão oferece uma viagem única ao passado, permitindo aos visitantes desfrutar de um património riquíssimo e vivenciar a grandeza da arquitetura portuguesa que deixou marcas indeléveis em várias partes do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.