Julia Creek precisa de um médico urgentemente: dá casa, carro e 33 mil euros por mês

Sarah Barry

Pôr-do-sol em Julia Creek

Eis o emprego milionário que poucos querem.

Chama-se Julia Creek, tem cerca de 550 habitantes e nenhum deles é médico. Por isso, está a chamar os profissionais de saúde do mundo para a salvar.

A remota cidade, em Queensland, na Austrália, acena com um salário anual de 680 mil dólares australianos (cerca de 395 mil euros), alojamento sem pagar renda, subsídio para veículo e mais de três semanas de licença para desenvolvimento profissional a um médico sénior que queira ser o único médico da pequena comunidade, ao serviço no North West Hospital and Health Service.

A cidade fica a mais de 1.500 quilómetros de Brisbane — é uma viagem de 19 horas, que tem afastado todos os médicos, juntamente com a falta das conveniências da vida urbana. A pequena cidade mais próxima, Mount Isa, fica ainda a três horas de carro.

A cidade já tinha passado pela mesma situação há três anos, mas o médico de Brisbane, na altura contratado por 500 mil dólares australianos, está agora de partida.

“A minha sogra enviou-me um link que dizia: ‘o trabalho de meio milhão de dólares que ninguém quer'”, disse Adam Louws, o recrutado em 2022, ao ABC News. “O meu primeiro pensamento quando vi foi: ‘onde é Julia Creek?'”

Agora, quem quiser candidatar-se ao cargo, basta vir aqui, no Linkedin, onde 20 pessoas já o fizeram.

“Na verdade, temos um estilo de vida muito, muito bom e muito seguro“, disse a presidente da Câmara, que inclui a localidade. “Sim, por vezes há que percorrer distâncias, mas quantas vezes ouvimos pessoas dizer que querem fugir do sistema?”, acrescentou.

“Não é preciso ficar para sempre”, disse Janene Fegan, a presidente da câmara de McKinlay Shire . “Basta dar uma oportunidade.”

A escassez de médicos estende-se a todo o país, que tem adquirido fama nos últimos anos de precisar de mão-de-obra para quase todos os setores — aliás, a Austrália oferece “apetitosos” vistos para quem for trabalhar para o país, com salários muito atrativos.

No que toca aos médicos, um relatório de 2024 do Ministério da Saúde e dos Cuidados a Idosos citado pelo Business Insider previa um défice significativo no número de médicos de clínica geral até 2048, sendo as regiões rurais e remotas — como Julia Creek — as mais afetadas.

Outras zonas rurais estão a seguir o exemplo. Em 2023, o Shire of Quairading, na Austrália Ocidental, ofereceu um salário de 189 mil dólares e uma casa com quatro quartos para atrair um médico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.