Ciclistas mais rápidos são mais atraentes

malias / Flickr

-

Investigadores suíços avançam que ciclistas mais rápidos são vistos como mais atraentes.

O estudo, publicado no Royal Society Journal, teve a participação de 800 pessoas, entre homens e mulheres, às quais lhes foi pedido que dessem notas sobre o grau de atracção física de 80 ciclistas profissionais que tinham participado na Tour de France, em 2012.

O vencedor da prova nesse ano, o britânico Bradley Wiggins, não foi incluído no estudo.

No estudo, a atracção pelos ciclistas foi medida apenas pela aparência das suas caras. Aos entrevistados que conhecessem previamente os atletas ou soubessem já o seu desempenho na competição, as suas notas não eram válidas.

Erik Postma, do Instituto de Biologia Evolucionária da Universidade de Zurique, comparou as notas dos entrevistados com o desempenho dos ciclistas nos treinos e na prova em si – onde os atletas tinham de percorrer mais de 3 mil quilómetros.

“Para minha surpresa inicial, encontrámos uma grande relação entre os dois factores,” disse à BBC.

“Quando analisamos os 10% melhores e os comparamos com os 10% piores, descobrimos que são, em média, 25% mais atraentes”.

Para os cientistas, a pesquisa indica que os humanos evoluíram para reconhecer desempenho atlético através de traços faciais.

Evolução

Biólogos evolucionistas defendem que as mulheres escolhem normalmente parceiros com base em indícios de que poderão ser bons pais ou transmitir uma boa carga genética.

Entre esses elementos estariam também as condições de saúde e a preparação física.

Segundo Postma, os cientistas desconhecem a razão pela qual os participantes conseguiram identificar nos atletas traços faciais que pudessem dar indícios sobre as suas capacidades desportivas.

Postma e sua equipa concluíram ainda que as mulheres que tomavam pílulas anticoncepcionais quando foram entrevistadas mostraram menos capacidades em ligar a atracção física ao desempenho atlético.

“Outras pesquisas em geral, apontam que as mulheres que tomam pílula têm menor preferência por rostos masculinos, e nosso estudo confirma isto: estas mulheres não se sentem muito atraídas pelos ciclistas rápidos”, disse Postma.

O estudo concluiu também que, no geral, os homens tiveram opiniões semelhantes às das mulheres e mostraram a sua preferência pelos ciclistas mais rápidos.

Segundos os investigadores, apesar de afirmarem ter dificuldades em indicar outro homem bonito, os homens tem uma capacidade inerente de julgar a beleza de outros homens para poder identificar os seus rivais.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Oposição denuncia sequestro de dois membros da equipa de Guaidó

Este domingo, a oposição venezuelana denunciou que alegados funcionários das forças de segurança sequestraram dois membros da equipa do líder da oposição, Juan Guaidó. Rafael Rico, do partido Vontade Popular, indicou que o sequestro teve lugar …

Há 853 profissionais de saúde infetados. Cerco sanitário no Porto em discussão

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que existem 853 profissionais de saúde infetados com a covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa ao fim da manhã desta segunda-feira, depois de a …

Fazer despedimentos ou não renovar contratos são situações distintas, explica Siza Vieira

O ministro da Economia afirma que o acesso aos apoios financeiros do 'lay-off' simplificado está condicionado ao compromisso de não haver despedimentos, mas reconhece que despedimento e não renovação são situações distintas. O ministro da Economia …

Empresas denunciadas por abusos nos despedimentos e violações ao código de trabalho

A CGTP recebeu denúncias a 40 empresas em que são relatadas situações de abuso e aproveitamento laboral. Milhares de trabalhadores foram afetados em todo o país, garante a líder sindical. Isabel Camarinha, classificou como "muito negro" …

NOS Primavera Sound adiado para setembro

Devido ao estado de emergência em que o país se encontra, resultado do surto de COVID-19, a nona edição do NOS Primavera Sound foi adiada e vai acontecer de 3 a 5 setembro. “Perante este cenário …

Twitter apaga publicações de Bolsonaro que defendiam fim das medidas de contenção

O Twitter bloqueou dois vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro sobre a visita que fez no domingo a vários pontos de Brasília, contrariando as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) para …

País vai entrar no "mês mais crítico" da pandemia (e medidas vão ser prolongadas)

O primeiro-ministro, António Costa, avisou esta segunda-feira que Portugal "vai entrar no mês mais crítico desta pandemia" da covid-19 e por isso é necessário que se prepare para esta fase. António Costa falava aos jornalistas na …

Bancos também dão moratória no crédito automóvel

Para além da moratória no crédito à habitação decretada pelo Governo, alguns bancos estão a alargar a moratória ao crédito de consumo, como por exemplo, à prestação do carro. Face à pandemia de covid-19, o Governo …

Justiça dos Estados Unidos investiga senadores por delitos financeiros

Vários senadores norte-americanos estão a ser investigados por terem vendido ações depois de terem recebido briefings sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a CNN, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos começou a investigar …

MAI aconselha que se circule com comprovativo de deslocação

Este domingo, o Ministério da Administração Interna (MAI) aconselhou os automobilistas a circular com comprovativos de deslocação. Além de fazer um apelo aos automobilistas para que circulem apenas quando for absolutamente imperioso, o Ministério da Administração …