Diários secretos da CIA para os presidentes americanos tornados públicos

1

Pete Souza / White House

Presidente Barack Obama ao telefone

Presidente Barack Obama ao telefone

A agência de informações norte-americana CIA começou esta quarta-feira a divulgar os “sumários diários para o Presidente”, um concentrado de informação ultrassecreta preparada especialmente para o ocupante da Casa Branca, a começar por Kennedy e Johnson.

Estes memorandos com algumas páginas, designados “President’s daily brief“, são um dos símbolos do poder do Presidente norte-americano.

A divulgação destes documentos resulta dos esforços de transparência sobre o funcionamento do governo, pretendidos pelo Presidente Barack Obama, explicou o diretor da CIA, John Brennan, num discurso publicado no site da agência.

Os sumários diários começaram a ser redigidos pela CIA para o Presidente John Kennedy, que tinha constatado no início do seu mandato que existiam informações importantes destes serviços que lhe escapavam.

Estes documentos “resumem em algumas páginas toda a informação que merece a atenção do Presidente“, segundo Brennan.

A tradição, refinada e adaptada aos diferentes presidentes prosseguiu desde então, até ao Presidente Obama que agora consulta a informação num iPad, acrescentou Brennan.

Para o diretor da CIA, a publicação dos documentos é também a ocasião de mostrar ao grande público o papel crucial desempenhado pela agência para esclarecer o Presidente, por ocasião da crise de Cuba ou da guerra do Vietname, por exemplo.

A CIA teve “a coragem intelectual” de produzir uma descrição “mais ameaçadora, e como os acontecimentos o provaram, mais precisa” da situação no Vietname, irritando alguns conselheiros da Casa Branca e com risco de dececionar um Presidente que queria acreditar na melhoria da situação, sublinhou Brennan.

“Em 2015, a CIA continua a descrever o mundo como o vê”, sublinhou.

Estas afirmações têm uma importância particular nos dias de hoje, em que os serviços de informações militares norte-americanos são abalados pela contestação de alguns dos seus analistas no comando militar para o Médio Oriente (Centcom), que se queixaram de terem tido relatórios ‘embelezados’ sobre a guerra ao grupo que se designa por Estado Islâmico.

Os cerca de 2.500 documentos destinados aos Presidentes Kennedy e Johnson foram publicados no site da CIA.

Os dois mil sumários destinados aos Presidentes Nixon e Ford vão ser divulgados em 2016, segundo Brennan, que não especificou quando vão ser divulgados os restantes. “O processo vai continuar”, limita-se a dizer.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.