Chuvas mais fortes em 30 anos provocam inundações na Austrália. Mas ajudam a extinguir incêndios

A cidade australiana de Sydney foi atingida pelas chuvas mais fortes em 30 anos, que provocaram inundações, a retirada de milhares de pessoas das suas casas e o caos nos transportes. Contudo, extinguiram dois dos maiores incêndios que lavram naquele estado há vários meses e reabasteceram as reservas de água.

Segundo noticiou o Expresso, a agência meteorológica do estado de Nova Gales do Sul informou que nos últimos quatro dias caíram 391,6 milímetros de água na cidade, o maior volume desde fevereiro de 1990, tendo as autoridades alertado para inundações potencialmente fatais. Cerca de 100 mil casas ficaram sem eletricidade.

Mas as chuvas ajudaram a extinguir dois dos maiores incêndios que lavram naquele estado há vários meses: o fogo de Currowan ardeu durante 74 dias, destruindo quase 500 mil hectares e 312 casas, e o incêndio na montanha Gospers, a noroeste de Sydney, ardia desde outubro. Ainda há 31 ativos na Nova Gales do Sul, sem perigo imediato.

As chuvas reabasteceram as reservas de água na região. A barragem de Warragamba, que fornece a maior parte da água de Sydney, está a 60,7% da sua capacidade, de acordo com a agência estadual WaterNSW. Na semana passada, estava nos 43%. O estado de Nova Gales do Sul está sob alerta em toda a superfície costeira.

Em Sydney, pelo menos 200 pessoas foram resgatadas pelos serviços de emergência durante o fim de semana. De acordo com a BBC, houve vários feridos, e os serviços de comboio e ferry na capital estadual sofreram perturbações na manhã desta segunda-feira, com plataformas debaixo de água. Dezenas de escolas estão encerradas.

O Expresso avançou ainda que os serviços de emergência aconselharam as pessoas a permanecer em casa, enquanto milhares de habitantes das zonas baixas de Sydney são instruídos a abandonar as suas casas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.