Chuva, vento, deslizamentos: os avisos para esta semana em Portugal

Ciclone extratropical Danielle chegou a Portugal. Chuva intensa e vento forte vão dominar os próximos dias.

O Verão está quase a terminar e esta semana já não é a típica semana de sol e praia. Chuva intensa e vento fortes vão dominar os próximos dias em Portugal continental, com espaço para eventual trovoada.

O ciclone extratropical Danielle chegou ao país e os seus efeitos começaram a notar-se, gradualmente, desde a noite passada.

O litoral de Portugal continental foi a primeira zona afectada pelo fenómeno, que vai atingindo as zonas mais interiores a partir desta segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o país sob aviso amarelo. Já nesta segunda-feira o vento pode chegar aos 65 quilómetros por hora.

Na Antena 1, a meteorologista Ângela Lourenço comentou que a chuva intensa vai prolongar-se até quinta-feira, podendo ser acompanhada por vento forte e trovoada, especialmente no litoral e nas terras altas.

O mar também origina cuidados especiais porque, devido à agitação marítima, as ondas poderão atingir três metros e meio.

E há outro alerta diferente do IPMA: como a seca dominou o país ao longo dos últimos meses, agora com as novas condições atmosféricas é mais provável surgirem deslizamentos de terra em zonas íngremes e solos queimados.

As cheias rápidas também poderão surgir em meios urbanos, nos próximos dias. Há possibilidade de quedas de árvores, além de uma menor visibilidade ao conduzir.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.