China e Rússia anunciam aliança militar “sem limites” (e aumentam receios de uma 3.ª Guerra Mundial)

26

Xinhua / EPA

A visita do Ministro da Defesa chinês à Rússia confirmou que os dois países vão reforçar a realização de exercícios conjuntos e o comércio de armas.

Se a China tem mantido uma posição mais neutra e ambígua desde o início da guerra na Ucrânia, nas últimas semanas, a sua posição próxima da Rússia tem ficado mais clara.

Após a fuga de documentos do Pentágono ter revelado alegados planos da China de fornecimento de armamento disfarçado de mercadoria civil à Rússia, desta feita os responsáveis políticos dos países estão a expandir abertamente a aliança.

A visita de quatro dias do Ministro da Defesa chinês, o general Li Shangfu, a Moscovo é um exemplo disso. De acordo com o seu homólogo russo, Sergey Shoigu, a “parceria sem limites” com Pequim vai de vento em popa.

E esta visita não foi apenas um apoio simbólico. Shoigu e Shangfu assinaram um acordo para o reforço da cooperação militar entre as suas academias e diferentes sectores das Forças Armadas, que inclui a realização mais frequente de exercícios conjuntos e operações de patrulha e a partilha de tecnologia militar.

“As Forças Armadas da China e da Rússia irão implementar os acordos alcançados pelos chefes de Estado e expandir a cooperação militar, os laços técnico-militares e o comércio de armas. Iremos, garantidamente, elevar [a cooperação] para um novo nível”, garantiu Li.

O acordo prevê ainda o aumento da compra e venda de armamento entre os dois países — uma alínea particularmente importante, dadas as constantes negações públicas de Pequim de que vai fornecer armamento a qualquer um dos países envolvidos na guerra na Ucrânia.

“Relativamente à exportação de artigos militares, a China adopta uma atitude prudente e responsável. Não vai fornecer armas às partes envolvidas no conflito e vai gerir e controlar as exportações produtos de utilização dupla, de acordo com as suas leis e regulamentos”, disse na sexta-feira o Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang.

Esta foi a primeira visita diplomática de Li como Ministro da Defesa chinês, já que foi nomeado na remodelação governamental feita em Março. A escolha da Rússia não parece ter sido coincidência, especialmente tendo em conta que o próprio Li foi alvo de sanções dos Estados Unidos em 2018 por estar envolvido na compra de caças e sistemas de mísseis a Moscovo, relata o Público.

Para além da cooperação militar, a China tem também estreitado os laços económicos com a Rússia e os dados da Associated Press apontam para um aumento de 30% no comércio sino-russo desde Fevereiro de 2022, quando começou a guerra.

A nova parceria “sem limites” entre as duas potências está a preocupar os responsáveis militares norte-americanos, que temem que a 3.ª Guerra Mundial esteja mais próxima. William Burns, director da CIA, acredita que a “liderança chinesa está a considerar fornecer equipamentos letais” à Rússia.

Os responsáveis chineses rapidamente se viraram a Washington e acusam a CIA de “passar as culpas e espalhar desinformação”. “Os Estados Unidos não têm o direito de dar ordens à China e nunca aceitamos o apontar de dedos dos EUA às relações entre a China e a Rússia, muito menos pressão e coerção“, respondeu o político chinês Wang Wenbin.

Adriana Peixoto, ZAP //

26 Comments

  1. será que agora os grandes vão proceder a embargos aos chineses por causa desta aliança? ou como precisam da china “vão comer e calar”… logo se verá….

  2. Se dúvidas havia sobre quem a China apoia e o que a China representa…aqui está a resposta!! Ditadores apoiam ditadores….

  3. É altura da China começar a sentir o peso de algumas sanções . E cabe a todos nós não comprar nada Made in China.
    se querem parcerias com a Russia que comercializem com a Russia . Não existe ambiguidade na posição chinesa o que existe é hipocrisia, do mesmo estilo que a russia quando nas vesperas da invasão da Ucrania negava que tal fosse acontecer . O PCP deve estar a salivar de alegria perante a possibilidade desta aliança da russia com a china.

  4. Russia e Asia vs EUA UE , não sei qual a economia sobrevive melhor .
    A Nivel de economia a China é dos Paises mais Industrializados e de onde praticamente vem Tudo, de certeza que não vão impor as mesmas sanções á China que impuseram á Russia porque nem a UE nem os EUA estão preparados para Produzir em larga escala .Infelizmente hoje em dia praticamente tudo é Made In China e não é por os preços serem mais baixos é pelo seu desenvolvimento e tecnologia .A Razão de a China e os EUA querem TAIWAN é porque lá se produz também muito e penso que os EUA deram um Empurrão á China para se juntar á Russia a quando começaram a visitar TAIWAN a partir dai começou a má relação que já não era boa entre a China e os EUA .
    Se formos a ver bem os EUA estão metidos em qualquer conflito que haja ou em qualquer Guerra que haja , quer Gostemos ou não essa é a Realidade .

    • Quando se mete um teclado e acesso à internet à disposição de um labrego, temos comentários como este do Marco Paulo

      • Marra para aí o seu Nome diz tudo, boas Marradas .Se doer a cabeça passe numa Farmácia

    • Para se produzirem semicondutores são necessárias máquinas, apenas produzidas num único local do mundo: Países Baixos. Se a UE quiser, não só produz semicondutores, como impede que outros os fabriquem.

      • O que um país faz, outro pode fazer. Basta que esteja disposto a fazer o investimento necessário. O exclusivo do conhecimento é coisa do passado…

      • Taiwan consegue produzir semicondutores porque compra a maquinaria necessária para os fazer aos Países Baixos.
        Taiwan produz semicondutores. Não produz as máquinas para a sua produção. Para a próxima tenha mais tento na língua antes de procurar corrigir.

  5. A China aí está: anos a enriquecer com o dinheiro do Ocidente, para agora se tornar uma ameaça para o Ocidente!!
    O barato sai caro e abrir a portas a países não democráticos e que não jogam com as mesmas regras, também!
    Boicotar a nível dos cidadãos e das instituições é o passo a seguir.
    Evitar Xiaomi’s, Hisense’s, etc, etc!….

    • Boicotar os produtos chineses parece-me tão pouco realista como boicotar o petróleo e o carvão por causa das alterações climáticas: quase toda a gente está preocupada com isso mas antes de mais estão preocupadas com o seu conforto, financeiro e não só. Portanto, faz tu que a mim não dá jeito…

      • A realidade é que a China enriqueceu com o dinheiro do ocidente (enquanto concorria com regras diferentes) e, quanto menos dinheiro ocidental for para a China, melhor!
        É necessário fazer como os chineses e pensar e agir a longo prazo!…
        Por mim, desde sempre, chinesices é o mínimo possível e só se não houver alternativa!!

  6. Se a Europa e os Estados Unidos se juntaram para atacar a Rússia então a Rússia também tem o direito de se defender e juntar aos seus aliados.
    Na verdade os EUA nunca lidaram bem com a ascensão de outras potências desde a segunda guerra mundial e sempre se julgaram donos do mundo invadindo e destruindo sem razão dezenas e dezenas de países por razões que ainda hoje estão por justificar. O Iraque foi invadido e destruído pelos americanos a pretexto de armas nucleares e afinal nem uma existia. Muitos outros países foram destruídos e minados pelos interesses americanos. Os talibãs e a Al-Qaeda são obra dos americanos também.
    O terrorismo na Europa é apenas uma das muitas consequências da acção americana pelo mundo fora.
    Tanto interesse em defender a Ucrânia porquê? Porque a Ucrânia é o celeiro da droga do Ocidente, é o celeiro de tráficos diversos, é o celeiro da prostituição internacional, de laboratórios clandestinos, dos mais diversos esquemas fraudulentos, etc etc etc.
    Da Ucrânia nunca veio nada de bom. A Rússia foi obrigada a fazer o que tinha que fazer pois nos últimos 8 anos o exército ucraniano exterminava diariamente todos os cidadãos do Donbass que queriam a independência de Lugansk e Donetsk. A Rússia foi obrigada a defender os seus cidadãos, foi apenas isto. Os americanos e europeus tinham conhecimento do que se passava e a nada se opunham, foram cúmplices. Igualmente cumplicidade do Ocidente na questão da Crimeia.
    Portanto a acção russa só peca por tardia.
    Os EUA e a Europa foram se intrometer num problema que não lhes diz respeito nenhum e arriscam-se a desencadear a terceira guerra mundial. É essa aliás a vontade de Biden. Aliás Biden só tem semeado guerra por todo o mundo e mesmo a nível interno nunca os EUA tiveram tantos massacres com armas como desde que Biden é presidente. Biden já foi avisado por várias personalidades internacionais para a sua perigosa conduta.
    Portanto só quem não conhece a História é que se pode surpreender com o que se passa.
    A Rússia está no direito de se defender como bem entender. A Europa, escrava dos Estados Unidos, está a fazer a campa onde se vai enterrar. Não tenham dúvidas.

  7. O Ocidente usou a China para mão de obra mais barata. A China soube aproveitar pois cresceu e tornou-se numa grande potência.
    A Europa só tem feito a cama onde se vai deitar. Tudo tem um preço.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.