China pede a Obama para não se encontrar com Dalai Lama

Jan Michael Ihl / Flickr

-

A China pediu esta sexta-feira que o presidente norte-americano, Barack Obama, cancele o encontro anunciado com Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibete. O encontro entre Obama e o Dalai Lama, na Casa Branca, na capital americana, Washington, está marcado para hoje.

“O Dalai Lama é um exilado político há muito envolvido em atividades separatistas sob a capa da religião”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hua Chunying.

De acordo com a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, Obama irá encontrar-se com o Dalai Lama na sua condição de líder religioso e cultural.

“Exortamos os Estados Unidos a terem seriamente em conta as preocupações da China, a cancelarem imediatamente o encontro e a não proporcionarem ao Dalai Lama uma plataforma para promover atividades separatistas anti-China”, disse a porta-voz chinesa. Segundo Chunying, a China está profundamente preocupada em relação ao encontro e apresenta um protesto solene aos Estados Unidos.

Situado na Cordilheira dos Himalaias, o Tibete é uma Região Autónoma da China, estatuto que partilha com quatro outras províncias chinesas, entre as quais a vizinha Xinjiang, de maioria muçulmana.

Tenzin Gyatso, o Dalai Lama desde 1950, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1989, exilou-se na Índia em 1959, depois de uma rebelião frustrada contra a administração chinesa no Tibete.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.