China pede a Obama para não se encontrar com Dalai Lama

Jan Michael Ihl / Flickr

-

A China pediu esta sexta-feira que o presidente norte-americano, Barack Obama, cancele o encontro anunciado com Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibete. O encontro entre Obama e o Dalai Lama, na Casa Branca, na capital americana, Washington, está marcado para hoje.

“O Dalai Lama é um exilado político há muito envolvido em atividades separatistas sob a capa da religião”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hua Chunying.

De acordo com a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, Obama irá encontrar-se com o Dalai Lama na sua condição de líder religioso e cultural.

“Exortamos os Estados Unidos a terem seriamente em conta as preocupações da China, a cancelarem imediatamente o encontro e a não proporcionarem ao Dalai Lama uma plataforma para promover atividades separatistas anti-China”, disse a porta-voz chinesa. Segundo Chunying, a China está profundamente preocupada em relação ao encontro e apresenta um protesto solene aos Estados Unidos.

Situado na Cordilheira dos Himalaias, o Tibete é uma Região Autónoma da China, estatuto que partilha com quatro outras províncias chinesas, entre as quais a vizinha Xinjiang, de maioria muçulmana.

Tenzin Gyatso, o Dalai Lama desde 1950, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1989, exilou-se na Índia em 1959, depois de uma rebelião frustrada contra a administração chinesa no Tibete.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandato de vice-presidente da FPF

Hermínio Loureiro pediu a suspensão do mandato de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …