Um laboratório com 2,4 quilómetros de profundidade na província de Sichuan, no sudoeste da China, entrou em funcionamento na passada quinta-feira, tornando-se o maior e mais profundo laboratório subterrâneo do mundo.
A China inaugurou, esta quinta-feira, o maior e mais profundo laboratório subterrâneo do mundo.
Segundo a agência Xinhua, a infraestrutura tecnológica foi construída a 2.400 metros de profundidade, na província de Sichuan, no sudoeste da China, para estudar a matéria escura.
Os especialistas acreditam que a profundidade extrema do laboratório de Física vai ajudar a bloquear a maioria dos raios cósmicos que poderiam atrapalhar as observações.
A instalação, chamada de Deep Underground and Ultra-low Radiation Background Facility for Frontier Physics Experiments (DURF), fica localizada por baixo da Montanha Jinpin.
Com cerca de 330 mil metros cúbicos, o DURF é a segunda fase do Laboratório Subterrâneo China Jinping. A construção começou em dezembro de 2020 em parceria com a Universidade de Tsinghua e com a Yalong River Hydropower Development Company, Ltd.
Join us in the world’s deepest underground laboratory, 2,400 meters beneath the surface in southwest China, to find out how this space is being constructed to help scientists explore the ghost-like material of dark matter pic.twitter.com/RbVpMp4zbW
— China Xinhua News (@XHNews) October 24, 2022
Graças à sua localização, o laboratório está exposto a um pequeno fluxo de raios cósmicos que é apenas um centésimo de milionésimo daquele que ocorre na superfície da Terra.
Este pormenor é uma autêntica vantagem, desde já pelo fluxo ultra baixo de raios cósmicos, radiação ambiental extremamente baixa, concentração extremamente baixa de radão e espaço ultralimpo, condições que vão aumentar a probabilidade de deteção de matéria escura.
Yue Qian, professor da Universidade Tsinghua, prevê que o DURF se torne um centro interdisciplinar de pesquisa científica subterrânea profunda, integrando múltiplas disciplinas como física de partículas, astrofísica nuclear e ciências da vida.