China desbloqueia Internet para jornalistas durante Mundiais de Atletismo

A China anunciou esta quarta-feira que vai desbloquear as páginas Google, Facebook, Twitter e Youtube, em Pequim, para que os jornalistas acedam às redes sociais durante a cobertura dos Campeonatos do Mundo de Atletismo de 2015.

Tal como tinha acontecido durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a capital chinesa terá uma rede especial para os jornalistas, para evitar que os seus trabalhos sejam prejudicados pelos atuais bloqueios.

Em 2008, o desbloqueio foi apenas parcial, pelo que atletas e jornalistas apresentaram algumas queixas por não conseguirem aceder a algumas páginas.

Ainda em março deste ano, Wang Hui, representante da China para a candidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, garantiu que, caso o evento se realizasse no país, o acesso à Internet seria mais livre.

Para aceder à rede nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, é necessário introduzir os códigos que estão presentes nas acreditações pessoais dos jornalistas, pelo que os cidadãos chineses continuarão impedidos de entrar nas redes sociais.

Apesar de ser um dos países com maior quantidade de internautas, a China é também um dos países onde existe maior controlo dos conteúdos online.

Caso disso foi o episódio, em 2014, no qual as autoridades chinesas ordenaram às principais páginas web de reprodução de vídeos, que retirassem as séries norte-americanas “The Big Bang Theory”, “The Good Wife”, “NCIS” e “The Practice”.

Os campeonatos do Mundo, na capital chinesa, realizam-se entre 22 e 30 de agosto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada" perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu hoje …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto e pode parar duas semanas. Vieira é um dos infetados

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …