China e Agência Espacial Europeia debatem instalação de base na lua

Scientific Visualization Studio/ NASA

-

Representantes da China e da Agência Espacial Europeia (ESA) estão a discutir a possibilidade de colaboração para instalar uma base habitada na lua.

O secretário-geral da agência espacial da China, Tian Yulong, falou pela primeira vez sobre a possível base lunar aos meios de comunicação social estatais chineses.

“Os chineses têm um programa muito ambicioso para a lua já preparado. O espaço mudou desde a corrida espacial nos anos 60. Reconhecemos que para explorar o espaço para fins pacíficos temos de cooperar internacionalmente”, disse o porta-voz da ESA, Pal Hvistendahl.

O diretor-geral da ESA, Johann-Dietrich Woerner, descreveu o projeto “Moon Village” (“Aldeia da Lua”) como um potencial passo internacional para futuras missões tripuladas a Marte e uma oportunidade para desenvolver o turismo espacial ou a mineração lunar.

A China chegou relativamente tarde às viagens espaciais, com um primeiro voo tripulado em 2003, mais de 42 anos depois do primeiro cosmonauta russo ter orbitado a Terra, mas tem vindo a apostar no desenvolvimento do seu programa.

Na semana passada, a Administração Espacial Nacional da China lançou uma nave não tripulada para acoplar na estação espacial chinesa, atualmente desocupada.

O intuito é lançar uma missão para recolher amostras da lua até ao final de 2017, e em 2018 conduzir a primeira missão para o lado mais distante do satélite natural e trazer amostras de minerais.

A China foi excluída da Estação Espacial Internacional devido principalmente à legislação dos Estados Unidos que proíbe a cooperação devido ao programa espacial chinês ter fortes conexões militares.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …