China e Agência Espacial Europeia debatem instalação de base na lua

Scientific Visualization Studio/ NASA

-

Representantes da China e da Agência Espacial Europeia (ESA) estão a discutir a possibilidade de colaboração para instalar uma base habitada na lua.

O secretário-geral da agência espacial da China, Tian Yulong, falou pela primeira vez sobre a possível base lunar aos meios de comunicação social estatais chineses.

“Os chineses têm um programa muito ambicioso para a lua já preparado. O espaço mudou desde a corrida espacial nos anos 60. Reconhecemos que para explorar o espaço para fins pacíficos temos de cooperar internacionalmente”, disse o porta-voz da ESA, Pal Hvistendahl.

O diretor-geral da ESA, Johann-Dietrich Woerner, descreveu o projeto “Moon Village” (“Aldeia da Lua”) como um potencial passo internacional para futuras missões tripuladas a Marte e uma oportunidade para desenvolver o turismo espacial ou a mineração lunar.

A China chegou relativamente tarde às viagens espaciais, com um primeiro voo tripulado em 2003, mais de 42 anos depois do primeiro cosmonauta russo ter orbitado a Terra, mas tem vindo a apostar no desenvolvimento do seu programa.

Na semana passada, a Administração Espacial Nacional da China lançou uma nave não tripulada para acoplar na estação espacial chinesa, atualmente desocupada.

O intuito é lançar uma missão para recolher amostras da lua até ao final de 2017, e em 2018 conduzir a primeira missão para o lado mais distante do satélite natural e trazer amostras de minerais.

A China foi excluída da Estação Espacial Internacional devido principalmente à legislação dos Estados Unidos que proíbe a cooperação devido ao programa espacial chinês ter fortes conexões militares.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Navalny tem alta de hospital na Alemanha

“O estado de saúde do paciente melhorou tanto que o tratamento médico foi interrompido”, disse o hospital num comunicado. “Os médicos consideram que uma recuperação total é possível”, referiu a nota, mas médicos sublinham que, …

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …