Chile aprova vacina para crianças a partir dos seis anos

Rungroj Yongrit / EPA

O Instituto de Saúde Pública do Chile (ISPCH) aprovou a administração da vacina da Sinovac contra a covid-19 a crianças a partir dos seis anos, faltando ao Ministério da Saúde definir a data de início da vacinação nesta faixa etária.

Segundo avançou o Guardian, o presidente do ISPCH, Heriberto García, informou que a decisão baseou-se na revisão da informação da farmacêutica chinesa Sinovac e nos dados de estudos partilhados em publicações médicas especializadas. O Chile já imunizou totalmente mais de três quartos da população adulta.

“Há estudos em fase 1 e 2” que mostram que a “vacina é segura para crianças e também possui produção de anticorpos”, disse à CNN Chile, acrescentando: “Podemos dizer que a vacina da Sinovac, com todas as variantes que existem no Chile, é 63% eficaz na prevenção do contágio”.

Entretanto, a China aprovou a administração das vacinas da Sinovac e da Sinopharm a crianças entre os três e os 17 anos. Em Portugal, a 10 de agosto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou “a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade”, sem necessidade de indicação médica.

Em maio, a Agência Europeia de Medicamentos aprovou a vacina da Pfizer/BioNTech para a faixa etária dos 12 aos 15 anos. De seguida, foi a vez da Moderna.

Israel, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália e Reino Unido são alguns dos países em que é recomendada a vacinação a maiores de 12 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.