Che Guevara acusado de participar em fuzilamentos de prisioneiros: “Disparava contra a cabeça dos fuzilados”

23

O antigo preso político Ernesto Díaz Rodriguez conta que Che Guevara costumava participar nos fuzilamentos de prisioneiros na prisão de La Cabaña.

Aproveitando o lançamento do filme Plantados, do realizador cubano Lilo Vilaplana, Ernesto Díaz Rodriguez, de 82 anos, falou publicamente da sua vida como preso político em Cuba. Em entrevista ao La Vanguardia, acusou Che Guevara de ter estado envolvido nos fuzilamentos dos prisioneiros.

Ernesto foi um dos presos políticos cubanos — conhecidos como Plantados —, por se opor ao regime instaurado por Fidel Castro após a revolução de 1959. Enquanto esteva encarcerado, o prisioneiro escreveu a obra “Reféns de Castro”.

Citado pelo Observador, Ernesto conta que os fuzilamentos dos prisioneiros aconteciam na prisão La Cabaña e que era comum que Che Guevara participasse.

“O Che tinha como hábito matar e depois disparar contra a cabeça dos fuzilados. Gostava muito desse tirozinho de misericórdia”, contou Ernesto Díaz Rodriguez ao La Vanguardia. Tortura, violação, abortos forçados, isolamento e proibição de visitas são alguns dos abusos a prisioneiros descritos pelo cubano, que foi libertado em 1991.

Maritza Lugo, outra antiga prisioneira, também falou com o jornal espanhol e contou que “as condições eram desumanas”, numa cela que “media 1×2 metros” e não tinha cama. “Só tomávamos banho quando eles queriam, os ratos e as baratas corriam pelo chão”, contou Maritza.

A cubana foi presa por tentar fundar um partido alternativa ao Partido Comunista.

Depois de inicialmente ter sido divulgado no Miami Film Festival, o filme Plantados, de Lilo Vilaplana, prepara-se para estrear em Espanha.

Daniel Costa, ZAP //

23 Comments

      • Eu! concordo com a última parte mas dizer que foi um herói em alguns casos?!
        Só falta compará-lo ao Otelo ou ao pai Mortágua…

      • Ainda não viste o meu melhor nem lá perto…

        Quer dizer, para ti pode-se dizer mal do Che mas não do Otelo ou do pai Mortágua…
        Vamos lá perceber isto, uma vez que queriam todos o mesmo…

        Se o teu problema é a minha estupidez/ignorância! aguenta-te vais continuar a tê-lo…

      • Sim, sim alminha, já estavas apresentado…
        Tu podes dizer mal de quem quiseres – até porque a tua opinião tresloucada é completamente irrelevante – mas, lamento; acabou o meu tempo para ti!…

      • Sim, sim coisinha, já estavas apresentado…
        Tu podes dizer mal de quem quiseres – até porque a tua opinião tresloucada é completamente irrelevante – mas, lamento; acabou o meu tempo para ti!…

      • Sim, sim, já estavas apresentado…
        Tu podes dizer mal de quem quiseres – até porque a tua opinião tresloucada é completamente irrelevante – mas, lamento; acabou o meu tempo para ti!…

      • Foi herói para aqueles que partilhavam da mesma ideologia dele, para os que assim não pensam, foi simplesmente um ditador louco e assassino! Se o comunismo era o seu objetivo, temos provas bem evidentes do resultado de todos esses regimes pelo mundo fora, dos que já caducaram e de outros que teimam ainda a resistir a toda a força!

      • Ele era médico e antes de se tornar guerrilheiro andou por vários países da América a ajudar os mais pobres.

      • Estás cada vez mais parvo. Tu!
        Por causa do que fez antes perdoa-se o que fez depois…

        E ignorante.
        Um médico supostamente trabalha em prol da vida,
        não pode matar!

        Mais um santo comunista.

  1. Não é surpreendente se lermos os apontamentos do próprio “Che”, onde este descreve o seu primeiro homicídio, nesse caso de um aldeão acusado de passar informações ao regime, que Guevara prontamente assassinou com um tiro na cabeça.

    Daí para a frente foi sempre a piorar, com o tiro na cabeça a tornar-se o seu hábito pessoal.

  2. Qual a diferença para o que continuam a fazer hoje? Claro que os metodos são mais requintados, usa-se plutonio para envevenar bebidas, usa-se sprays com quimicos, usam-se lacaios para assassinar opsitores … nada de novo, são tudo coisas confirmadas sobre assassinatos organizados a mando do Estado de alguns paises desses regimes. Isto hoje em pleno seculo 21.

  3. Não percebo onde está novidade nesta notícia… alguém achava que um guerrilheiro que participou em guerras em várias partes do mundo, andou por lá a distribuir beijinhos e abraços?!
    Ainda por cima, aconteceu-lhe exactamente o mesmo!!

  4. Este “EU ” é um anormal. Fala do que não sabe e não aceita que outros saibam mais do que ele.
    Deve ser muito experiente em LGBTI, onde dará cartas de certeza e nem sequer discuto a expertize dele no campo.
    Passar bem e seja feliz

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.