Chaves elimina FC Porto e segue para os oitavos da Taça

Pedro Sarmento Costa / Lusa

-

O Desportivo de Chaves venceu e eliminou hoje o FC Porto da Taça de Portugal de futebol por 3-2, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final de 120 minutos.

Após um 0-0 no final do encontro da quarta eliminatória da competição, Layún, Depoitre e André Silva viram o guarda-redes António Filipe parar os seus remates, enquanto apenas Braga e Felipe Lopes desperdiçaram para os transmontanos.

Num jogo com muitas críticas à arbitragem dos dois conjuntos, na primeira parte a equipa de Trás-os-Montes entrou com a estratégia bem definida e muito rápida no contragolpe, colocando muitas dificuldades ao FC Porto que só conseguiu rematar fora da grande área e de longa distância.

Já na segunda parte, os ‘dragões’ cresceram no jogo, estavam mais pressionantes e assumiram o controlo criando inúmeras ocasiões de perigo, mas não concretizaram.

No prolongamento, o domínio dos ‘azuis e brancos’ continuou perante uma equipa do Desportivo de Chaves que ia resistindo, mas que não tinha tanta capacidade nas saídas.

Nos primeiros 45 minutos, o primeiro sinal de ataque veio do emblema ‘azul-grená’, logo aos dez minutos, com uma jogada individual de Paulinho a ultrapassar a dobra de Marcano e a cruzar para Perdigão e William que, antecipando-se a José Sá, vê a bola a passar a centímetros do poste.

Ocupando sempre muito bem os espaços, o Desportivo de Chaves conseguia deter os ‘dragões’ que tinham enormes dificuldades em ter espaço e entrar na grande área, mas mesmo assim Varela tentou o remate de meia distância para encaixe do guardião.

Os comandados de Jorge Simão fechavam bem as alas, sabendo que o adversário é forte nesse setor, juntavam as linhas, ainda assim aos 22 minutos Diogo Jota, antecipando-se a António Filipe, toca para Otávio que atira a bola ao lado.

À passagem da meia hora, o FC Porto encostou o Desportivo de Chaves ao meio-campo, tornou-se mais ameaçador, criou mais pressão e conseguiu ter mais posse de bola, mas sem conseguir criar ocasiões de golo.

Os ‘dragões’ cresceram na segunda metade, estavam mais perigosos e, aos 54 minutos, Otávio lança Varela que cruza para André Silva, que remata rasteiro para defesa de António Filipe.

Imprimindo maior velocidade ao jogo, André André remata forte ao ferro da baliza de Trás-os-Montes, antes de Braga rematar à figura do guardião portista.

A equipa da casa estava mais subida no terreno, permitindo maior agressividade ao FC Porto com Varela, aos 72 minutos, a atirar por cima.

Logo depois, Depoitre cabeceia por cima e novamente Varela, de livre lateral, vê a bola a rasar o poste.

Nos minutos de compensação, Nélson Lenho evita que um remate com ‘selo de golo’ de Diogo Jota entre na baliza do Desportivo de Chaves.

No prolongamento, o FC Porto foi claramente superior, continuou a assumir as despesas, esteve sempre à procura do golo e criou inúmeras oportunidades que não concretizaram, perante uns transmontanos já sem fulgor e à espera das grandes penalidades.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Chegados à decisão através de penaltis, da continuidade na Taça de Portugal, FCPorto e DChaves ficaram dependentes, em grande parte, do factor sorte e esta foi favorável aos flavienses todavia, durante o jogo, os jogadores do DChaves abusaram do anti-jogo, cometendo sucessivas faltas grosseiras sem que o árbitro agisse disciplinarmente em tempo útil, até um penalti descaradíssimo foi perdoado ao DChaves. Se o adversário do DChaves tivesse sido um dos grandes de Lisboa, os flavienses jamais acabariam o jogo com todos os elementos e teriam ganho a eliminatória, uma vergonha como tantas que só desprestigia os intervenientes pela negativa.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …